segunda-feira, 3 de setembro de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

MEGA


             O elemento grego "mega" (que significa "grande") deve ser unido sempre sem hífen com a palavra agregada, exceto com as letras "a" e "h": ": "mega-empresário", "megacaminhão", "mega-cefálico", "mega-hertz", "mega-avião" etc. Se a palavra à qual se agrega o elemento "mega" começa com "r" ou "s" dobram-se essas letras: "megarregião", "megarrebelião", "megassurrra", "megassismo".


MEIO


                    É clárriso o caso de "meio" e "meia". Se se diz "meia hora", por que não se diz "meia cansada"? Há um motivo gramatical para isso. "Hora" é substantivo, "cansada" é adjetivo. Palavra que modifica substantivo varia (muito arroz, muita carne, muitos dias, muitas horas, meio ano, meia hora). Palavra que modifica adjetivo não varia (muito cansado, muito cansada, muito casandos, muito casadas, meio cansada, meio cansadas). Mas o que se vê na prática não é o respeito a esse princípio da gramática normativa. O povo gosta mesmo é de dizer "ela está meia norvosa".


MEL


                   O apicultor se ocupa das abelhas, que nos dão o mel. Pois bem, qual é o plural de "mel"? Esse substantivo tem dois plurais: "méis" e "meles". Pode-se dizer: "meles variados" ou ou "méis variados". O substantivo "fel" é outgro monossílabo tônico terminado em "el" que admite dois plurais: "féis" e "feles". É bom lembrar que ocaso de "mel e o de "fel" são excepcionais, já que as palavras oxítonas terminadas em "el" normalmente fazem o plural com a terminação "éis": "coronel/coronéis", "papel/papéis", "anel/anéis, "tonel/tonéis", "carretel/carretéis" etc.


MELHOR


                                 "A experiência é melhor que a juventude" ou "do que a juventude"? Nas estruturas comparativas o que se deve usar: ""que" ou "do que"? "Ela corre mais do que eu" ou "Ela corre mais que eu"? Tanto faz. "Ele joga melhor do que o irmão" ou "Ele joga melhor que o irmão"? "Ele é mais rápido do qlue o irmão" ou "Ele é mais rápido que o irmão? "Ele menos eficiente  do que ela" ou "Ele é mais eficiente que ela"?. Não custa lembra que "melhor" pode ser compartivo de "bom" ou de "bem". Em "Ele joga melhor que/do que eu", "melhor" é compartivo de "bem"; em "Ele é melhor que/do que eu" "melhor" é compartivo de "bom".


                                            Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto


                                                     Dicionário da Língua Portuguesa


                                                                      Gold Editora Ltda

0 comentários: