sábado, 10 de agosto de 2013

CONFESSO QUE EU LI

LIVRO: MANUSCRITO ENCONTRADO EM ACCRA

AUTOR: PAULO COELHO


                                    Confesso que já li vários livros deste renomado escritor brasileiro, Paulo Coelho. Embora muitas pessoas não o apreciam, alegando que seus livros são relacionados à magia, o que não é verdade, respeito o ponto de vista destas pessoas, pois todo o mundo tem o direito de opinar. Eu, particularmente, gosto da maneira fácil como ele sempre escreve, chegando inclusive a reler alguns romances da sua autoria, como por exemplo, O alquimista e Diário de um Mago.
                                    Agora, com relação a este mais recente lançamento, Manuscrito encontrado em Accra, confesso que só não fiquei decepcionado porque o seu conteúdo é rico em ensinamentos que são essenciais ao nosso desenvolvimento psicológico e principalmente com relação ao nosso convívio diário com todas as pessoas. Quem já leu o livro O PROFETA da autoria de Khalil Gibran e imediatamente passa a ler este Manuscrito pode achar logo que se trata de um grande plágio literário. Só que não se trata nada disto. Uma vez que, conforme o escritor Paulo Coelho aborda na orelha deste livro, ele é uma transcrição do manuscrito encontrado em Accra pelo arqueólogo inglês, Sir Walter Wilkinson. A cópio deste pergaminho chegou às mãos do Paulo Coelho em 2011, através do filho daquele arqueólogo inglês.
                                     Não se trata de nenhum romance água com açúcar, como os críticos costumam se referir aos escritos por este ex-parceiro do cantor Raul Seixas. Na minha modesta opinião, que já li O PROFETA duas vezes, acho realmente bem similar. Agora, se nesta história houve plágio, neste caso seria o do renomado Gibran, uma vez que este manuscrito encontrado em Acrra data por volta do ano de 1307. Portanto, há controvérsia. Portanto, ninguém  plagiou ninguém e ponto final.


                                                         Joboscan de Araújo

0 comentários: