quinta-feira, 8 de agosto de 2013

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

POLIR


                        Panelas muitas vezes precisam de polimento. E como se conjuga o verbo "polir"? Esse verbo tem conjugação completa. No presente do indicativo, quatro flexões trocam o "o" do radical "u": "eu pulo, tu pules, ele pule, nós polimos, vós polis, eles pulem". No presente do subjuntivo, cuja base é a primeira pessoa do singular do presente do indicativo, o "u" aparece em toda as flexões: "que eu pula, que tu pulas, que ele pula, que nós pulamos, que vós pulais, que eles pulam". Nos demais tempo, o verbo "polir" é regular: "eu polia", "nós políamos", eles poliam", "eu poli", "ele poliu", eles poliram", "ele polirá", "se eu polisse" etc. Que ninguém nos ouça: eta verbinho danado de feio, não?


POLÍTICO


                          A Organização dos Estados Americanos (OEA) é o grande centro de discussão dos problemas dos países das três Américas. Esses problemas podem ser sociais, econômicos, políticos...E se forem ao mesmo tempo políticos e econômicos? Temos aí a possibilidade de empregar um adjetivo composto formado por dois adjetivos. Em "problema político-econômico", por exemplo, temos o substantivo "problema" qualificado pelo adjetivo composto "político-econômico". Nestes casos, só se flexiona o segundo elemento do composto, tanto em gênero (masculino/feminino) quanto em número (singular/plural): "questão político-econômica", "acordos político-econômicos", "questões político-econômicas".



PÔR


                             Muita gente acha estranho o plural de "pôr do sol": "pores do sol". Talvez seja mesmo estranho, mas é assim. Apesar da estranheza que a forma "pores" causa, o plural de "pôr do sol" é mesmo "pores do sol", visto que, nesse caso,  ocorre a substantivação da forma verbal "pôr": "São belos os pores do sol em Petrópolis".



                               Comentários do Professor Pasquale Cipro  Neto

                                                      Dicionário da Língua Portuguesa

                                     Gold Editora Ltda


0 comentários: