domingo, 10 de março de 2013

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

* PÃO


             Panificadaores faszem "pães". Sabemos todos que os pães não se mantêm frescos a vida inteira; depois de certo tempo, endurecem. Muita gente prefere comê-los assim a gastar dinheiro para comprar pão fresco, por isso...Bem, você já sabe por que um ser avarente é chamado de "pão-duro". Pois bem, há algum tempo, um jornal atribuiu a uma "socialite" carioca qualificativo "pão-drua". Será? Uma mulher avarenta é mesmo "pão-dura"? Não é, não. Duro é o pão. Uma mulher sovina é mesmo "pão-duro", palavra composta que não sofre flexão de gênero.



* PAPEL


               Certa vez, alguém me perguntou como é e como se acentua o plural de "papelzinho". Para tanto, é preciso fazer duas flexões.. É como se se fizesse o plural de "papel" e o de "zinho". O de "papel" é "papéis"; e o de "zinho" é "zinhos". Moral da hisatória :o plural de "papelzinho" é "papeizinhos". Note que o "s" e o acento de "papéis" somem. O acento desaparece porque sílaba tônica passa a ser "zi". Esse mecanismo se apllica sempre que o diminutivo for feito com o acréscimo do sufixo "zinho": "anel"/anelzinho/ anéis/aneizinhos"; "chapéu/chapeuzinho//pães/pãezinhos". Quando o diminutivo é feito com o acréscimo de "inho/a, a história é outra: "casa/casinha", "japonês/japonesinho", "mesa/mesinha". Percebeu? O "s" da palavra primitva fica.


* PARABÉNS


                  Como se faz a concordância com "parabéns"? Que se diz:"Meu parabéns" ou "meus parabéns"? Por incrível que pareça, "parabéns é plural de "parabém. Na lingua de hoje, só se usa o plural ("parabéns"). Toda a concordância deve ser feita na plural: "os parabéns, "nossos parabéns", "meus sinceros parabéns". A concordância verbal também deve ser feita no plural: "foram sinceros os parabéns que ele me deu".



                                           Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto


                                                     Dicionário da Língua Portuguesa


                                                           Gold Editora Ltda

0 comentários: