domingo, 24 de março de 2013

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

* PARÊNTESES


                                 "Parênteses" ou "parêntesis"? Um leitor perguntou qual das formas é correta. "Parêntese" é singular; "parênteses" é plural. "Parêntesis", forma igualmente correta, é singular e plural: "o parêntesis", "os parêntesis".


PARIR


                      Uma leitora que, em recente conversa com algumas amigas, quis conjugar o verbo "parir" na primeira pessoa do sungular do presente do indicativo, mas parou no "eu". A frase dela era parecida com esta: "Se isto acontecer, eu..." Queria dizer que daria à luz ali mesmo, mas, na hora de conjugar o verbo, travei. Como é que se diz isso, professor? Pois bem, a forma de "parir" que ela queria usar é "pairo": "Se isto acontecer eu pairo aqui mesmo".



PARÔNIMO


                      As palavras "parônimas" diferem quanto ao sentido e também costumam provocar dúvida quanto ao emprego correto. É o caso, por exemplo, de pares como "flagrante" (evidente) e "fragrante" (aromático), "comprimento" (extensão) e "cumprimento" (saudação, ação ou efeito de cumprir), "descrição" (ação ou efeito de descrever) e "discrição" (qualidade daquele ou daquilo que é discreto), "eminente" (alto, elevado) e "iminente" (que está para acontecer, ameaçador)



                                        Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

                                               Dicionário da Língua Portuguesa

                                               Gold Editora Ltda

1 comentários:

roseworld disse...

Sou professora de Português no Agrupamento Vertical de Escolas Patrício Prazeres, em Lisboa, Escola que comporta meninos desde o Jardim de Infância até ao 9ºano de escolaridade e, assim que entrei na escola, reparei que a biblioteca é muito pobre em livros infantis e obras literárias para estes anos. Tenho comprado alguns para oferecer e venho, por este meio solicitar a vossa boa vontade para ofertar alguns livros ou obras literárias.
Espero a vossa boa vontade e peço desculpa pelo meu atrevimento.
Sem mais de momento,
A Professora Dulce André