quarta-feira, 13 de maio de 2009

A DECADÊNCIA DO CD (Compact Disc)

Quem diria! Ninguém jamais pensava que a decadência do CD fosse tão rápida. Ele chegou ao mercado fonográfico demonstrando uma qualidade ímpar e em pouco tempo desbancou o velho vinil. No início dos anos 90, o famigerado “bolachão”, o legendário LP (Long-Play), paulatinamente, foi dando adeus às prateleiras das lojas, para tristeza de uns e alegria de outros, com o advento do pequeno e prático CD com o seu brilho fantástico, refletindo como um espelho, sem falar no seu som límpido e inigualável. Qualquer leigo nesse assunto, imediatamente, percebeu a grande diferença tanto no manuseio quanto na audição entre o vinil e o CD. Aos poucos, as pessoas foram aderindo à novidade no âmbito musical à proporção que o LP foi virando peça de museu.

Só que, com a tecnologia incessante, isto é, que não dormita, não para de inovar em todas as áreas do conhecimento e entretenimento, lançou um produto mais sofisticado e completo: o DVD (Disc Versátil Digital). Com capacidade de armazenar filmes, músicas, etc. em pouco tempo foi conquistando a preferência dos jovens e adultos, jogando o CD, consequentemente, para escanteio. E se não fosse isso, uma enxurrada de outros produtos na área musical foi invadindo o mercado musical em todos os recantos do planeta. E também com a facilidade da internet, os consumidores, por outro lado, usufruem de milhares de opções para enriquecer o seu acervo musical em todos os sentidos.

Enquanto isso, aqueles primeiros CDs originais e piratas, aos poucos vão sendo preteridos e, ao mesmo tempo, lançados fora, literalmente, isto é, quebrados e jogados no lixo. Pois esse tipo de produto é visto no chão das ruas dos bairros ou nas lixeiras e parece que não desperta nenhum interesse comercial aos catadores de produtos recicláveis. Pois eles passam, olham e não demonstram nenhum interesse em tais objetos, consumando portanto o fim da era do Compact Disc que chegou com tanto ímpeto, que parecia que iria durar mais tempo. Mas, como bem disse Lulu Santos, “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia...Tudo passa, tudo sempre passará. A vida vem em onda como um mar, num indo e vindo infinito!”

********************************************

0 comentários: