terça-feira, 19 de maio de 2009

GLOSSÁRIO ECONÔMICO - VIII

SPREAD – De um modo geral, o SPREAD é a diferença que existe entre os preços de compra e venda de um ativo praticados no mercado.

ANÁLISE TÉCNICA – Consiste em um método de análise do movimento do preço das ações que se baseia na interpretação de seus gráficos.


AFTER MARKET – Pregão eletrônico noturno, que ocorre após o fechamento do horário normal de negociações da Bolsa. Nesse segmento, os investidores podem fazer negócios como as mesmas ações que estão no pregão normal. Há uma oscilação máxima permitida aos preços em relação ao fechamento da sessão normal.

AÇÕES de 1ª e 2ª LINHAS – Uma ação de primeira linha é a das companhias mais tradicionais, com mais facilidade para ser negociada. São o equivalente ao que em inglês é conhecido como “blue chip”. Os papéis de segunda linha costumam trazer dificuldades maiores para serem negociados e não participam dos principais índices da BOLSA.


MERCADO À VISTA – Na Bolsa, o mercado à vista se refere às operações em que os pagamentos são feitos em até três dias. Nesse período, a corretora recebe os títulos ou ações que comprou.


BOVESPA FIX – É o sistema de negociação de títulos de renda fixa, como as debêntures, podem ser comprados e vendidos nesse segmento.


ALUGUEL DE AÇÕES – Os acionistas podem alugar, por certo período, as ações que mantêm em carteira, permanecendo proprietários dos papés. Pela operação, recebem uma taxa de juros.

PERFIL DE RISCO – O termo é utilizado no momento de qualificar a disposição que o investidor tempara correr riscos. São três os perfis básicos: conservador, moderado e agressivo.

PRIVATE EQUITY – Fundos de PRIVATE EQUITY são aqueles que investem em participações em empresas fechadas. Costumam comprar firmas em dificuldade financeira, mas com representatividade nomercado. O papel deles é injetar dinheiro, recuperar o negócio e depois abrir o capital na Bolsa ou vendê-lo para a concorrência.


MARCAÇÃO A MERCADO – É a contabilização dos ativos das carteiras dos fundos pelo seu valor diário de mercado enão pelo vigente na aquisição do título, como era comum até 2002. Os títulos públicos que pagam juros e compõem os fundos são negociados diariamente entre os investidores, o que faz com que suas taxas oscilem.


Fonte: Jornal FOLHA DE SÃO PAULO

0 comentários: