domingo, 20 de março de 2011

MENTIRAS INOFENSIVAS & PARADOXOS CORRIQUEIROS

1 - "DEPOIS EU VOLTO!"

Essa é uma das mentiras mais inofensvisas proferida pela maioria das pessoas, tentando postergar uma pequena compra. Que o diga os comerciantes, principalmente os jornaleiros e donos de bazares e lojinhas de miudezas. Como nunca se sabe o que se passa pela cabeça das pessoas, quem é dono de um ponto comercial sempre procura atendê-las da melhor maneira possível, com muita atenção, para evitar transtornos e perder um (a) freguês (a), sempre visando um bom negócio. Só que há sempre alguém, que não tem o que fazer ou tem aquele mania exagerada de andar pechinchando os preços das coisas usa essa evasiva já bem manjada, evitando assim comprar algo logo à primeira vista, mesmo demonstrando interesse. E o que é pior e ridículo e que nem se importa com o precioso tempo que o (a) vendedor (a) perde para atendê-lo (a), ouvindo apenas: "DEPOIS EU VOLTO". Frase esta tão diferente daquela que ele (a) gostaria de dizer que é:"Muito obrigado, agora é só passar no caixa!"

2 - "ESTAVA NO LUGAR ERRADO E NA HORA ERRADA!"

É muito e corriqueir ouvirmos uma frase assim na mídia em geral, quando o autor da mesma tenta justificar (o injustificável) a morte estúpida de alguma pessoa. Ora, considerando que o ser humano é totalmente incapaz de saber o que lhe vai acontecer no minuto ou segundo seguintes de qualquer percurso, chega a ser então um grande contrassenso afirmar que fulano ou beltrano "ESTAVA NUM LUGAR ERRADO/ NUMA HORA ERRADA!" no momento em que aconteceu o crime brutal ou terrível acidente. Aconteceu isto ou aquilo porque tinha que acontecer naquele dia, naquele lugar e naquela hora. Pois quem em sã consciência irá a um determinado lugar e numa hora qualquer sabendo ou premeditando que será vítima de um acidente ou de um assassinato? Obviamente que ninguém seria louco de agir assim. Seria no mínimo uma atitude suicida. Pois se alguém soubesse soubesse ou pressentisse um triste e lamentável acidente e que seria uma vítima fatal, seria o caso de se mudar o teor da frase "ESTAVA NO LUGAR ERRA E NA HORA ERRADA" para "Fulano saiu de casa para morrer naquele lugar e naquela hora", o que de acidente ou fatalidade passaria a ser, repito, um suicídio premeditado.
A pergunta final que não quer calar é a seguinte: Por que quando acontece um encontro muito bom, ric em troca de informações ou até uma paquera que se transforma num ótimo romance, alguém não diz a seguinte frase: "Fulano estava no lugar certo e na hora certa? Diz apenas que isso foi apenas uma coincidência benfazeja e feliz? E pensando bem, tanto uma como a outra ação acontece diariamente com várias pessoas nos diversos lugares do mundo!
Afinal, é a vida agindo "como uma onda no mar!"

João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: