domingo, 13 de maio de 2012

CRÔNICA DO COTIDIANO

                                                               CRECHES & CASAS DE REPOUSO


                      De vez em quando surgem notícias nos meios de comunicação em geral envolvendo a falta de respeito para com as pessoas idosas, deficientes e crianças. Fatos estes que denigrem a sociedade de modo geral, o que é profundamente lamentável. Amiúde, surge caso de violência e maus tratos às pessoas que atingiram a chmada terceira idade, o que subentendem os idosos. E logo que tais fatos degradantes somem do noticiário, tudo fica por isso mesmo, isto é, de maneira insolúvel e sem medidas preventivas satisfatórias.
                     Pelo visto, o tema é bastante complexo, mas sério. Exige sim, atenção e medidas mais urgentes para cobrir esta triste lacuna que há com relação ao atendimento digno e mais humano à estas pessoas idosas, as quais necessitam de cuidados especiais em todos os sentidos, tanto no lar, com a família, como quando estiverem em sociedade.
                     Pensando bem, é muito cômodo estipular, aprovar leis estipulando "assentos reservados" nos meios de transporte ou guichês para atendimento preferencial e até passagens interestaduais gratuitas etc, deixando tudo isto a critério da consciência e educação de cada um que se deparar com alguém numa situação similar. Com isto, não estou querendo dizer que tais medidas são supérfluas. Pelo o contrário, são justas, importantes, mas apenas paliativas. Não vale somente isto. Esta é apenas uma faceta do muito que estas pessoas merecem.
                    Com o aumento do número de crianças e por outro lado de pessoas que atingiram a terceira idade, o ideal seria que o governo providenciasse o maior número possível de creches e casas de repouso, o que, pejorativamente, muitos denominam de asilo, pois infelizmente a mentalidade atrasada de muitas pessoas julga tratar estes locais de deficientes mentais.
                   Ora, estes dois extremos da vida de uma pessoa exigem cuidados especiais, repito. Portanto, a criação de creches, onde as crianças serão cuidadas enquanto seus pais ou responsáveis trabalham e, simultaneamente, casas de repouso, onde os idosos possam merecer cuidados e atenção, também pelo mesmo motivo, tudo isto o Estado, a Prefeitura das capitais e demais cidades deverão voltar uma atenção especial em todos os sentidos. Caso contrário, tudo mais que eles fizerem só servirá para aumentar a má impressão que se tem do político (o mau) que gosta muito de demagogia ou projetos mirabolantes, megalomaníacos, com a intenção de deixar seu nome para a posteridade.


                                                                  Joboscan de Araújo

0 comentários: