sexta-feira, 18 de maio de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

INVADIR

             "Os Estados Unidos invadiram"? ou "Os Estados Unidos invadiu"? Neste caso, a concordância se faz com a forma, e não com a ideia. Apesar de designar um só país, a expressão "Estados Unidos" está no plural e sempre é precedida de artigo no plural. Por isso o verbo no plural é obrigatório. "Os Estados Unidos invadiram o Iraque".


INVARIÁVEL


                  Falemos de uma particularidade interessante.Adjetivos formados pela palavra "cor", seguida da preposição "de" e de um substantivo que indique semelhança, como "cor-de-rosa", não apresentam variação em nenhum de seus elementos. Então é possível comrar duas camisas "cor-de-rosa" ou duas camisas "cor de abóbora". Mesmo quando a expressão "cor de" estiver subentendida, não haverá variação. Assim, diremos camisas "rosa",  camisas "laranja", camisas "cinza", camisas "creme" e por aí vai.


IRREGULAR


                      Os pesquisadores Mario Vilela, português, e Ingedore Villaça Kock, brasileira, publicaram em 2001, pela Editora Almedina, de Portugal, a Gramática da Língua Portuguesa. Nela, registram-se os verbos "explodir" e "extorquir" como irregulares, não como defectivos. Dão-se como correntes as formas "eu expludo" e "exturco", assim como todas as pessoas no presente do subjuntivo: "que eu expluda", "que ele expluda", que eles expludam", que "eu exturca", que nós exturcamos" etc. As publicações brasileiras, no entanto, costumam dar esses verbos como defectivos.


ITEM


                           Os leitores volta e meia me perguntam: "Existe acento em item e em intens"? Não (mil vezes não!) existe acento no "i" dessas duas palavras. E por quê? Vamos lá: a sílaba tônica das duas é justamente o "i", por isso ambas são paroxítonas (terminadas em "em" e em "ens", respectivamente). Com essas terminações são acentuadas as palavras oxítonas, como  "alguém", "parabéns" etc. Se as oxítonas terminadas em "em" e em "ens" são acentuadas, as paroxítonas que têm essa terminação não são acentuadas. É o que ocorre com as palavras como "jovem/ens", "nuvem/ens". Se "jovem e jovens não são acentuadas, "item" e "itens" (que se enquadram no mesmo caso) também não são.


                                              Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

                                                           Dicionário da LínguaPortuguesa


                                                                         Gold Editora Ltda

0 comentários: