sexta-feira, 11 de maio de 2012

DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTEIRO

           Certa vez, num dos nosssos jornais, foi publicada a seguinte frase: "O dia de Nossa Senhora dos Navegantes foi comemorado em todo país". O que se entende dessa informação? Que a data foi comemorada em todos os países, ou seja, no planeta inteiro. Quando não é seguido de artigo, o pronome "todo" equivale a "qualquer". Se o que se quer dizer é que o dia foi comemorado em todos os cantos do país, no país inteiro, deve-se dizer que foi comemorado em todo o país. Seguido de artigo, o pronome "todo" significa "inteiro"


INTERMEDIAR


               Uma leitora recortou um título de um jornal de São Paulo, "Pelé intermedeia negócio". Mandou o recorte e uma pergunta:"Estou enganada ou este título é uma tremenda pedrada?" A leitora está enganada. Apesar de horrorosa, a forma "intermedeia" é correta. "Mediar, ansiar, remediar, incendiar e odiar", cujas iniciais formam a palavra MARIO, são irregulares: medeio, medeia, anseio, anseia, remedeio, remedeia, incendeio, incendeia, odeio, odeia. "Intermediar", derivado de "mediar", segue o esquema: "intermedeio", "intermedeia".


INTERURBANO


                   Você viu como se faz a divisão silábica de "interurbano"? É bom lembrar que sílaba é emissão de voz: Uma palavra tem tantas sílabas quantas foram as emissões (impulsos) de voz efetuadas. Em outras palavreas, separamos como emitimos in-te-rur-ba-no. Que tal "suburbano" e "superalimentação"? Mesmo processo: su-bur-ba-no, "su-pe-ra-li-men-ta-ção".


INTERVIR


                  Ao pé da letra, "intervir" (que vem do laltim "intervenire") significa vir entre". De fato, quem intervém vem e se põe no meio, ou seja, entre. A conjugação de "intervir" segue a de "vir" (em todos os tempos e modos). No presente do indicativo, por exemplo, temos "eu venho/intervenho", "tu vens/intervéns", ele vem/intervém",  etc. No pretérito perfeito, "eu vim/intervim", "tu vieste/intervieste", "ele veio/interveio". No futuro do subjuntivo, temos "se/quando eu vier/intervier", "se/quando eles vierem/intervierem". A foram correta, portanto, é : "O Conselho de Segurança da ONU interveio".


                                       Comentários dos Professor Pasquale Cipro Neto

                                             Dicionário da Língua Portuguesa

                                                      Gold Editora Ltda

0 comentários: