sábado, 11 de maio de 2013

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

PAULISTA


            Todo paulistano é paulista, mas nem todo paulista é paulistano. Sabe por quê? Porque "paulistano" se refere à cidade de São Paulo, enquanto "paulista" diz respeito ao Estado de São Paulo. Quem nasce em Campinas, por exemplo, é paulista, mas não é paulistano. E quem nasce na capital do Estado, ou seja, na cidade de São Paulo é paulistano e, é claro, também paulista. A questão parece simples, mas não é. Até gente que mora no Estado de São se confunde com os dois termos.. Um amigo estava em uma cidade do interior do Estado com um carro cuja chapa era da capital. Andando devagar, à procura de um endereço, o forasteiro foi advertido pelo motorista do carro que o seguia: "Anda logo, ô paulista!", disse o cidadão, cujo carro tinha a chapa da urbe em que ocorreu o fato. Meu amigo olhou e disse: "Pelo que vejo, o senhor é desta cidade". À confirmação do outro, concluiu: "Então somos paulistas os dois". Não custa repetir: todo paulistano é paulista, mes nem todo paulista é paulistano. Eu, por exemplo, nasci em Guaratinguetá (SP), portanto sou paulista. Como não nasci na cidade de São Paulo, não sou paulistano.





           "Em pé" ou "de pé"? Há dias, em uma cerimônia litúrgica, ao dizer a frase "Fiquemos de pé, para aclamação ao Santo Evangelho", fui contestada por alguém, que me disse que o certo é "Fiquemos em pé". Quem tem razão? perguntou-me uma leitora. As duas formas ocorrem na língua padão. Ambas são mais do que corretas e consagradas.


PECUÁRIA


              A pecuária diz respeito a gado, à criação de gado. E "pecúlio"? Basicamente, é o dinheiro que se reserva para eventualidades futuras. Será coincidência "pecuária" e "pecúlio" começarem por "pecu"? Não se trata de nenhuma coincidência. As duas palavras vêm da mesma raiz latina ('pecu-", cujo significado é "gado" e, por extensão, "dinheiro", já o gado tinha valor de moeda corrente)


                                              Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

                                                             Dicionário da Língua Portuguesa


                                                             Gold Editora Ltda

0 comentários: