quinta-feira, 23 de maio de 2013

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

* PEIXE

              Em "piscicultura" há o elemento de composição latino "pisc- ("peixe"). O "pisci-" sw "piscicultura" é o mesmo de "pisciforme" ("que tem forma de peixe"), "pisciano" ("relativo ao signo de peixe"), "piscina" ("que, ao pé da letra, significa "viveiro de peixes"), "piscívoro"("que come peixes") etc. Em "piscívoro", temos outro elemento latino ("-voro", que significa que se alimenta. A forma de origem grega correspondente a" piscívoro" é "ictiófago" ("ictio-" é peixe; "-fago" é "que se alimenta")


PENÍNSULA


              Que diferença há ente "ilha" e "península"? Em termos de coceito, a diferença é simples: uma "ilha" é uma porção de terra (não muito extensa) cercada de água por todos os lados; uma "península" é uma porção de terra cercada de água por todos os lados, menos por um.. A "península", portanto, é quase uma "ilha". Pois é aí que está o detalhe interessante.  A palavra "ilha" vem do latim ("ínsula"). Em "península" temos o elemento latino "pene" (que significa "quase") acrescentado ao elemento latino "ínsula" ("ilha", como já vimos). Esse "pene" é o mesmo que se encontra em "penúltimo" ("quase último") ou ""penumbra" ("quase sombra"), por exemplo.


PENSAR


              "Não pense os ferimentos.. É melhor que se lhes dê o benefício do oxigênio". Não houve engano, não, caro leitor. Depois de "pense" havia mesmo "os" (e não "nos" nesta frase, que fez parte da prova de Português do vestibular de uma importante institutição universitária brasileira.. Alguns professores de Português (sobretudo os obstinados) e muitos médicos certamente sabem o que significa "pensar" os ferimentos. Entre as tantas acepções de "pensar", encontra-se de "pôr penso em". Como "penso", no caso, é "curativo", "pensar os ferimentos" equivale "cobrir os ferimentos com curativos". Com a frase em questão, portanto, quer-se dizer que é melhor não cobrir os ferimentos; é recomendável deixá-los em contato com o ar.




                                   Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

                                                 Dicionário da Língua Portuguesa

                                           Gold Editora Ltda

0 comentários: