sábado, 7 de setembro de 2013

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

*PRECISO


          O verbo "haver" apresenta muitos significados. Seguida de infinitivo, a expressão "haver que" equivale a "ser preciso". "Há que cumprimentar"., portanto, equivale a "É preciso cumprimentar". Em Para viver uma grande amor, de Vinícius de Moraes, encontramos este exemplo. "Há que fazer do corpo uma morada..." O texto foi musicado por Toquinho.


PREÇO


            No rádio, na TV e nos jornais, são comuns as expressões "preço caro" e "preço barato". Cuidado, pois "cara" ou "barata" é a mercadoria. (O carro é caro"; "O livro é barato" e o preço é que é "alto" ou "baixo". ("Esse produto tem preço muito alto"); "Nesta época do ano, os preços são baixos")


PREFIXO


            Prefixos são elementos morfológicos que se colocam antes dos radicais para modificar-lhes o sentido. Radical é a parte comum, invariável, das palavras de uma mesma família. O radical dos vocábulos do grupo "governo, governar",, desgoverno" é "govern-". Em "desgoverno", acrescenta-se o prefixo de negação "des-" ao radical e obtém-se a palavra cujo sentido, entre outros, é "falta de governo" ou "governo desviado de seus propósitos".



                                                      Comentários dos Professor Pasquale Cipro Neto

                                                       Dicionário da Língua Portuguesa

                                                              Gold Editora Ltda

0 comentários: