sábado, 15 de novembro de 2008

GARIMPO DE CURIOSIDADES

ANO BISSEXTO


Quem definiu que um ano tem 365 dias foi o Imperador Júlio César, no que hoje conhecemos como o ano 45 a.C. O problema é que o período que a Terra leva para completar sua órbita em torno do sol não é exatamente de 365 dias. Há uma sobra de 6 horas, ou mais exatamente 0, 2422, número que o Papa Gregório II, em 1.582, entendeu como sendo “quase 0,25” ou praticamente um quarto de dia. Assim, ele instituiu os chamados anos bissextos: a cada quatro anos, o ano teria 366. Por isso, ou seja, dois números ‘6’ têm o termo BISSEXTO.
(fonte: Revista Ciência Ilustrada).

PONTO G

O nome ponto G surgiu em homenagem ao médico alemão ERNST GRÄFENBERG, em 1950, referindo-se a uma pequena zona erógena na parede vaginal, que quando bem estimulada leva as mulheres a orgasmos intensos. Portanto, a letra G é uma referência ao autor: GRÄFENBERG da descoberta tão prazerosa, literalmente!
(Fonte: Folha de São Paulo).


O SOLSTÍCIO

O solstício acontece quando o Sol atinge a posição extrema de seu nascimento no horizonte. Ou seja, ele atinge o ponto extremo de seu lugar de nascimento e começa a recuar ao outro lado. Em latim, a palavra solstício quer dizer: “Sol Estático”. ““O equinócio, que em latim significa, “aequus” (igual) e” nox” (noite), é o momento em que o sol está situado no meio da faixa)
(Fonte: Diário Popular)

ÓCULOS


A invenção dos óculos é atribuída ao inglês ROGER BACON e também ao italiano ALESSANDRO DELLA SPINA, por volta do século treze. O primeiro retrato de alguém de óculos surgiu em 1532. As primeiras armações eram incômodas, e pesadas, feitas de madeira, cobre ou chumbo. Só no século dezoito é que os óculos tomaram a forma parecida com a que têm hoje, sendo mais práticos e leves. As lentes dos óculos são feitas de vidro especial ou de plástico acrílico. As primeiras quebram-se com relativa facilidade, enquanto as de acrílico, embora sejam inquebráveis, riscam-se com mais facilidade. As lentes convergentes corrigem a hipermetropia, enquanto as divergentes servem para facilitar a visão dos míopes.
(fonte: Diário Popular)


O BOCEJO

O bocejo ocorre em um estado de sonolência e tem origem no sistema nervoso central. Acredita-se que o seu objetivo seja aumentar a oxigenação do cérebro, mas não há comprovação.

(Fonte: Luciano ribeiro Pinto Jr., neurologista do Instituto do Sono da Unifesp).




A TELEVISÃO


No dia 18 de setembro de 1950, começava a funcionar a televisão brasileira. Era o canal PRF-3, TV Tupi de são Paulo. Nos Estados Unidos, a televisão funcionava desde julho de 1941, mas somente em 1947 é que se consolidou.
A iniciativa do primeiro canal de televisão do Brasil, e o primeiro da América do Sul, foi do jornalista Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, presidente dos Diários Associados.
(Fonte: Diário Popular – 19/12/93)


O RÁDIO

A primeira transmissão oficial de rádio foi no dia 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, durante as comemorações do centenário da independência, e constou da ópera: “O Guarani”, além do discurso do presidente da República.
É importante lembrar que essa foi a primeira transmissão “oficial” porque, embora a História tenha registrado Marconi como o inventor do rádio, em 1896, treze anos antes, portanto, desde 1883, o Padre Landell de Moura, já fazia experiências de transmissão radiofônica na cidade de Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo. E a primeira emissora de rádio no Brasil foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1922, pelo Professor Roquete Pinto.

(Fonte: Diário Popular – 19-12-93)


ANO-LUZ

Um ANO-LUZ é a distância que a luz percorre num ano à velocidade de 300 mil km por segundo, ou seja, 26 bilhões de quilômetros.
(Fonte: Revista Globo Ciência).


BIOLUMINESCÊNCIA (Porque o vaga-lume brilha...)

A capacidade de produzir luz com o próprio organismo recebe o nome de BIOLUMINESCÊNCIA. Tudo acontece porque o vaga-lume respira e devido ao oxigênio presente no ar, ocorre uma reação química. Existe uma molécula chamada LUCIFERINA que reage com o oxigênio na presença de uma enzima chamada LUCIFERASE, emitindo luz.
Este mesmo fenômeno ocorre também com várias espécies de algas, peixes, moluscos e outros insetos. Existem algumas espécies de peixes que usam esse brilho como defesa para amedrontar cardumes que querem devorá-los.
(Fonte: Diário Popular – 20/06/1993)

VIADUTO DO CHÁ (Em São Paulo).


O nome Viaduto do Chá vem desde 1912, com a instalação da ponte de ferro ligando as duas pontas do Vale do Anhangabaú. “Do Chá”, porque o então prefeito Antônio Prado havia aberto caminho para o transporte do chá que era cultivado na chácara do Dr. Arouche, e que hoje dá o nome do largo. E assim, o chá era transportado para o “cais” do rio Tamanduateí. Com o advento dos barões do café, o chá caiu em decadência. Aí então, surgiu o Largo do Café. Mas esse é outra história.
(Fonte Folha Metropolitana – 26/08/93)

APARTHEID

O termo, que significa separação, designa a política de segregação racial aplicada desde 1948 pela África do Sul. O objetivo principal era a manutenção do predomínio absoluto dos brancos sobre os negros, mestiços e minorias asiáticas. Com intensificação do movimento de independência na África e na Ásia, o apartheid começou a ser combatido com maior vigor, quer externa, quer internamente. Na África do Sul, os descendentes de ingleses se juntaram ao movimento negro. A discordância entre os brancos levou o país a retirar-se da Comunidade Britânica e, por iniciativa do premiê Hendrick Frensch Verwoerd, proclamar-se república.
(Fonte: Diário Popular – 03/07/93)



KAMIKAZE


A palavra KAMIKAZE quer dizer vento (“Kaze”)+divino (“Kami”) em japonês. Foi o nome dado aos furacões que afundaram duas frotas de invasão mongóis, em 1274 e outra vez em 1281. Esses ventos salvaram o Japão de ser conquistado pelos “bárbaros” do mongol Kublai Khan. Os inventores das unidades de aviadores-suicidas kamikaze achavam que eles seriam capazes de repetir a façanha, estraçalhando a frota americana.
Hoje o Japão tem uma Constituição pacifista e Forças Armadas exclusivamente para a defesa. em compensação, em outros lugares ainda existem “KAMIKAZES”, como os radicais islâmicos que explodem em seus carros-bomba.
(Fonte: Folha de São Paulo – 23/10/1994)


ALGARISMO

A palavra ALGARISMO deriva-se do matemático árabe AL-KHAWARIZMI, morto em 846. Foi o introdutor, no pensamento islâmico, dos algarismos indianos (que nós conhecemos equivocadamente por “ARÁBICOS”).

(Fonte: Revista Globo Ciência – Dezembro 1993)


PRIMEIRA FERROVIA


No dia 25 de setembro de 1830, foi inaugurada a primeira ferrovia do mundo, entre as cidades de Liverpool e Manchester, na Inglaterra. Foi construída pelo engenheiro George Stephenson, que ganhou um concurso para a sua construção.
A primeira ferrovia brasileira foi inaugurada em maio de 1854, no Rio de Janeiro. A iniciativa coube a Irineu Evangelista de Souza, Barão de Mauá.

(Fonte: Diário Popular – 12/09/93)

0 comentários: