sexta-feira, 20 de março de 2009

AVES, ANIMAIS e RÉPTEIS INVADEM A LÍNGUA PORTUGUES - X

Esperando a visita da CEGONHA



Em outros tempos e principalmente nas cidades do interior essa expressão era bastante conhecida, corriqueira e propalada quando alguma mulher estava grávida. Então, sempre as pessoas falavam (e poucas ainda falam): “Fulana de tal está esperando a visita da dona CEGONHA!”. Independentemente se ela esperava só um, gêmeos ou trigêmeos. Agora, se fosse verdade, coitada da cegonha, quando se tratasse dessa última hipótese.



Pancada grande é que mata COBRA



Um objetivo só será concretizado se for perseguido com tenacidade, esforço, com grande vontade e por conseguinte, um gesto, uma atitude também para ter êxito tem que ser firme e forte tal qual uma pancada que se dá numa serpente com a intenção de matá-la. Pois, caso contrário, só amedrontá-la com uma pancada leve, ela certamente fugirá, lentamente. E neste caso, segundo a tradição e as “estórias” do sertão, quando isso acontecer, o agressor tem que se precaver, pois mais dia, menos dia aquela cobra que foi ameaçada se vingará atacando-o mortalmente. Se atacá-la no corpo ou rabo estará fadado a esse ataque, a essa vingança.


Para dormir, tive que contar CARNEIRINHO


Isso vale para quem é propenso a ter a indesejável insônia. Mediante a dificuldade para conseguir dormir então usa-se desse artifício para reverter a situação. E usando a imaginação, começa-se a contar CARNEIRINHOS até cansar a mente e conciliar o sono. É uma expressão antiga e ilusória, mas há que tente esse subterfúgio e consegue atingir o seu objetivo. Pois se quiser, pode-se contar mentalmente qualquer coisa ou animal. Por que CARNEIRINHOS? Porque a tradição assim reza tal qual uma lenda. Portanto, fica difícil mudá-la.


Pode tirar o CAVALO da chuva!



Quando alguém não tem mais esperança de realizar algo, costuma-se dizer para a pessoa tirar o CAVALO da chuva, no sentido claro e concreto que desejo não será mesmo realizado, satisfeito. E isto acontece muito tanto na área operacional trabalhista quanto no campo sentimental, isto é, quanto o relacionamento humano. Portanto, significa desistir definitivamente de tal desejo, objetivo e partir para outro etc, antes que seja tarde!


Fulano é COBRA criada!


Quando alguém tem muita experiência da vida em geral e já apanhou muito, errou, batalhou e, consequentemente aprendeu também, costuma-se dizer que fulano é COBRA criada. Em síntese: a pessoa experiente sabe se desvencilhar de muitos obstáculos com maior êxito do que quem está começando a viver, em todos os sentidos.


João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: