sábado, 14 de março de 2009

CONFESSO QUE EU LI - X -

Desde que descobri o prazer da leitura em geral e quando logo me deparei com o livro “O PEQUENO PRÍNCIPE” pensei imediatamente, creio eu, como muitas pessoas que o analisam superficialmente pela capa que se tratava, erroneamente de um livrinho direcionado ao mundo infantil. Tudo indica talvez, além do seu formato, capa e principalmente pelas suas inúmeras ilustrações dando vida ao seu gostoso e fácil texto, que de infantil não tem nada, pelo contrário. É profundo e muito coerente, cujo conteúdo é riquíssimo e totalmente dedicado ao jovem e adulto.

Antoine Exupéry - exímio piloto talvez vivesse com crises de depressão, pois vivia muito desgostoso com o prenúncio da Segunda Guerra Mundial. Mesmo assim, além da literatura teve participação ativa no combate ao nazismo. O seu desaparecimento trágico até hoje continua sendo uma grande incógnita.

Voltando ao seu mais famoso livro, PEQUENO PRÍNCIPE, (pois ele escreveu outros relacionados à sua profissão, como por exemplo, PILOTO DE GUERRA e outros mais,) ganhou muita repercussão quando mencionado em Concursos de MISS Brasil ou Universo, só que mesmo sem esta propaganda gratuita, muitas pessoas descobriram o seu valor através de outros meios de comunicações mais adequados e relacionados à literatura mundial. Pois se trata de uma linda fábula que sintetiza o valor autêntico da amizade. Através dos “diálogos” do personagem principal - O Pequeno Príncipe - com os animais e répteis daquele cenário um tanto inóspito o autor conseguiu dá uma autêntica aula magistral sobre relações humanas, dando ao leitor oportunidade de conhecer mensagens inesquecíveis, principalmente sobre amizade, que é algo tão importante e raro nos tempos hodiernos.

Nunca é tarde para lê-lo. Vale a pena.

João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: