terça-feira, 3 de março de 2009

APENDENDO COM OS NOSSOS ERROS

DÚVIDA: Você percebe que cometeu um erro terrível no trabalho. Seu primeiro instinto é negar o ocorrido ou tentar acobertar o fato. Depois você sente raiva, fica defensivo e que pôr a culpa em outras pessoas. Em seguida, tem vontade de se esconder. Essas reações são normais?

É apenas humano que pessoas que tenham cometido um erro apresentem alguma dessas reações iniciais, ou todas. Um erro pode contrariar a visão que você tem de você mesmo como funcionário eficiente, gerando uma dissonância cognitiva, disse Carol Tavris, psicóloga social e co-autora de “Mistakes Were Made (bat Not by Me)” - (Erros foram cometidos - mas não por mim). Você pensa: “justamente na área em que me orgulho de minhas habilidades, eu pisei na bola? Não é possível!”. Disse Tavris.
Para conciliar essas visões opostas, a mente procura várias justificativas. Tavris disse que esse é “o processo protetor pelo qual conseguimos continuar a nos enxergar como pessoas éticas, inteligentes e competentes, rejeitando ou ignorando as provas de que nos equivocamos”. É nessa fase que surgem as mentiras, a atribuição de culpas a outros e a atitude defensiva. Mas essas reações autoprotetoras só criam obstáculos à compreensão do que deu errado, disse ela. A chave para tratar dos erros de maneira eficaz é reconhecer que elas não são necessariamente uns reflexos de suas habilidades ou inteligência inata, disse Tavris.

DÚVIDA: Como enfrentar o erro?


Para Amy Edmondson, professora de liderança e administração na Escola de Administração Harvard, o primeiro passo é procurar os afetados por seu erro e pedir desculpas. Em seguida, propor modificações para que o erro não se repita. Quanto antes você reconhecer o erro, melhor.
Admitir que errou é difícil devido ao medo de ser visto como estúpido ou incompetente, disse Tavris, mas deixar de fazê-lo pode gerar um peso psicológico enorme. “As pessoas frequentemente se surpreendem ao descobrir que, quando reconhecem seu erro, não apenas se sentem melhor, como a reação que recebem às vezes é muito melhor do que previam.”

DÚVIDA: Seu chefe pode afetar a maneira como você lida com seu erro?

Seu chefe e sua empresa podem fazer toda a diferença no mundo quanto à maneira como são tratados os erros. Se seu chefe é do tipo que fica furioso, é menos provável que você revele o erro - e isso leva à perda de tempo precioso, disse Edmondson.
As melhores empresas adotam como política demonstrar gratidão e recompensar seus funcionários por revelarem seus erros, disse Tavris. Empregados e chefia precisam encara um erro “como passo humano inevitável no caminho ao aperfeiçoamento”, disse ela.

DÚVIDA: Um erro pode ser sinal de um problema maior na organização?


É possível. Você pode enxergar seu erro em termos muito pessoais, mas talvez ele reflita uma falha fundamental na empresa, em um sistema ou em um produto.
O melhor é ver o erro como uma “oportunidade para o sistema aprender e mudar”, recomendou Woods.


Autoria: PHYLLIS KORKKI

Fonte: The New York Times (Folha de São Paulo 16/02/2009)

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