segunda-feira, 9 de março de 2009

CONCEPÇÕES DIVERSAS & ALEATÓRIAS - XI -

* Aturar, aguentar, um papo-furado, isto é, dar atenção a uma pessoa que não tem um diálogo sadio, proveitoso, útil, interessante, ou seja, aquele tipo de solilóquio onde só ela fala, fala e acima de tudo menosprezando, debochando, criticando as demais é antes de mais nada um grande sinal de boa educação. Pensando bem, chega a ser considerado até um bom exemplo de amor ao nosso semelhante. Pois chega-se, numa circunstância desse tipo, fazer um grande esforço de paciência, sem falar também na capacidade de fingimento que chega a ser imperceptível ao chato do interlocutor de galochas!!!.


* Muitas pessoas se acomodam diante das dificuldades da vida quando murmuram mais ou menos assim: “A minha vida está muito difícil, ruim, mas por outro lado há pessoas piores do que eu!”. E continuam levando a vida nesta cadência pessimista, pensando sempre pra baixo. Que tristeza! Por outro lado, há outras que usufruindo uma melhor, falam assim: “Estou bem, mas quer melhorar ainda mais!”. Não é nem necessário dizer que uma pessoa assim é totalmente o inverso da primeira. Só que ela também tem que procurar usar o meio termo, não exagerando no otimismo a todo o instante. Tudo tem limites!


* Às vezes fico pensando nesta vida que levo repleta de marasmo, chegando a ser mesmo um tanto desnorteada, sem muito objetivo! Mas, mesmo assim, passo a borracha sobre essas vicissitudes passageiras e saio por aí cantando, aguardando sempre um dia melhor chegar. Descer a correnteza é tão fácil quanto permanecer à margem do rio... E nada disto leva à concretização de um ideal qualquer e sim a alguma frustração. Portanto, todo o cuidado é pouco com as atitudes ou a sua ausência.


*A mulher, por mais vulgar que possa parecer, não admite deboche e muito pior carícias ousadas e inoportunas. E quando se fala em mulher, incluem-se até aquelas que “alugam” o próprio corpo para sobreviver, ou seja, garotas de programas ou profissionais do sexo, para não mencionar outro nome mais pejorativo. Pois até esta categoria feminina não admitem apalpação em lugares públicos, como se fosse desprovida totalmente de algum sentimento ou personalidade. Agora entre quatro paredes, aí são outros quinhentos. Tudo pode ser prazeroso com frustrante para o casal. Depende de certos detalhes!

* Quando se vê um trem passando, imediatamente, a primeira impressão que se tem é que ele vai sempre numa linha bem reta. Contudo, quando está no seu interior é que se pode perceber que essa concepção não é tão correta assim. Pois, dependendo do trecho onde a composição passa e, principalmente quando se olha por uma janela lateral, chega-se à uma conclusão contraditória. O mesmo acontece quando se tem uma visão superficial de algo ou quando se julga uma pessoa só pela aparência. A retidão muitas vezes não é assim tão fácil de captar. Deve-se conhecer melhor o interior, o âmago primeiramente!
João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: