segunda-feira, 30 de março de 2009

CONFESSO QUE EU LI - XII


Livro: HOSPITAL
Autor: ARTHUR HAILEY




Além do ótimo romance HOSPITAL, o seu renomado autor ARTHUR HAILEY escreveu vários outros de muito êxito editorial como, por exemplo, HOTEL, AEROPORTO, AUTOMÓVEL etc. A sua saga deixa qualquer pessoa fascinada e, geralmente, após alguns anos, relê com o mesmo prazer suas obras. Fiz isso com HOSPITAL.
Talvez por ter trabalhado num nosocômio durante 4 anos, fiquei muito à vontade ao percorrer tranquilamente as páginas desse romance e concluí que o ambiente hospitalar é mesmo similar em qualquer parte do mundo. Será assim também como um presídio? É bem possível. Bem, aí já será outra história.
Quem pensar que o romance HOSPITAL trata, literalmente, de dor, tristeza etc, estará redondamente equivocado. Pois nesse caso, os personagens – desde os estagiários, técnicos de laboratório, pacientes, enfermeiros, médicos – vivem, sem dúvida, o mundo da medicina atual, só que envolvidos numa amálgama que forma uma grande e bonita história de ação, sexo, amor, política, desespero e esperança. Foi escrito após extensa e minuciosa pesquisa e para dar mais autenticidade ao tema ARTHUR HAILEY descreveu, além do cotodiano de várias pessoas que labutam contra a doença e contra a morte, sintetiza o poder, a paixão, o dinheiro e qualquer outra realização profissional de cada um.

Ótimo livro. Vale a pena ler e reler!

João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: