sábado, 28 de março de 2009

CONCEPÇÕES DIVERSAS & ALEATÓRIAS - XIII

· Por causa da crise sócio-econômica que assola o Brasil e o Mundo, ocasionando muitos desempregos, gerando conflitos, insegurança e até violência, o número de vendedores ambulantes aumentou assustadoramente. Em toda parte depara-se com crianças, jovens, velhos vendendo de tudo: é a era da informalidade. Quase todos sem segurança alguma. Muitos,inclusive têm prejuízos, principalmente quando a mercadoria é apreendida pelo temível “rapa”. Fora isso, é um meio de sobrevivência mais adequado, apesar de sofrido e inseguro, do que roubar, assaltar etc.
· Quando se fala em prostituição o nosso pensamento se volta praticamente para a mulher que “aluga” o seu corpo para sobreviver, quando na realidade, essa degração social não haveria, ou melhor, não seria assim tão propalada, difundida,explorada e estampada publicamente se não houvesse tivesse o homem que a procurasse para saciar o seu ímpeto, o seu prazer sexual. Ou a mulher sozinha se prostitui. Pronto, agora foi descoberta a pólvora: o homem é o pivô da degradação social conhecida como prostituição!
· Não é necessário entender de lei ou de política para perceber o quanto é justa e humana a lei municipal em que autoriza as pessoas com mais de 65 anos utilizarem, gratuitamente, os transportes coletivos. Chega a ser até emocionante ver aquelas pessoas sexagenárias, estampando no semblante enrugados, um prazer, um orgulho de provar que são capazes de andar sozinhas, resolvendo até alguns compromissos ou simplesmente passeando, visitando os amigos. Só é lamentável quando algumas vezes se percebe certos atos ignorantes de alguns motoristas que pensam, erroneamente, que jamais vão atingir essa idade...
· O automóvel – essa arma que o home usa para se locomover mais rápido – pode ter todas as qualidades, isto é, ser confortável, possante, veloz, todavia, ninguém no mundo é capaz de, ao entrar num carro, seja ele de que marca for, último tipo ou não, afirmar com certeza: Estou seguro. Quem disser essa frase poderá estar redondamente enganado. Pois, a máquina que denominamos de carro sempre pode estar fadada a falhar inesperadamente. Não importa se o seu motorista seja um expert no volante ou não. Pode entender o que for de mecânica de automóvel. Se quebrar alguma peça importantíssima quando ele estiver numa alta velocidade, só mesmo Deus para livrá-lo de um acidente fatal.
· No plano sentimental, toda precipitação ou interferência de terceiros poderá ser algo que nos fará arrepender de alguma coisa que não deu certo. Pois, pensando bem, o sentimento de duas pessoas que se gostam tem que florescer espontenamente para atingir a maturidade de forma simultânea e principalmente de uma maneira livre. Tal qual uma linda flor que brotará de um mero botão não tão bonito, assim também o relacionamento humano, uma amizade, um namoro e algo mais poderá surgir de um mero encontro repentino e não muito agradável...


João Bosco de Andrade Araújo

1 comentários:

Anônimo disse...

muito bom