domingo, 29 de março de 2009

MENTIRAS INOFENSIVAS & PARADOXOS CORRIQUEIROS - XIX

“CARA DE UM, FOCINHO DE OUTRO”.


Essa é uma das comparações mais esquisitas da nossa querida língua portuguesa. É bastante usada em todas as camadas sociais, independente de tudo, principalmente da idade. Só que ao pé da letra, levando em consideração a segunda parte – “FOCINHO DO OUTRO” – pensando bém é o mesmo que chamar, sem querer ofender ou menosprezar a outra pessoa de porco, pelo menos é o primeiro animal que o possui que vem à mente de qualquer pessoa.
O autor dessa tradicional comparação poderia ter evitado esse duplo sentido dizendo, por exemplo: “Fulano tem a cara igual à de sicrano!”. Mas para evitar ser repetitivo, usando a palavra CARA resolveu substituí-la por FOCINHO, talvez para ser mais redundante, quem sabe? Mas, o importante, embora contenha uma mentira inofensiva, o importante é que quem a ouve não tem a mínima dificuldade de entendê-la.


“DEUS LHE PAGUE!”



Quem nunca ouviu essa expressão? Atire a primeira pedra. Sem dúvida, é uma das mais antigas e propaladas do nosso vocabulário. Principalmente pelas pessoas mais pobres e humildade qualquer lugar. Pois logo após receber uma ajuda, principalmente financeira, desde que seja propriamente um empréstimo, diga-se de passagem, a expressão: “DEUS LHE PAGUE” é proferida automaticamente. Ora, trata-se de uma outra mentira inofensiva em forma de agradecimento, tudo bem, mas que na prática, a pessoa que deu esmola ou fez outro favor em forma de doação, terá a plena consciência que Deus não pode pagar nada porque, na realidade, Ele como Ser invisível, Poderoso e Onipotente, não pede nada emprestado e muito menos deve nada a nenhum de seus filhos!!

João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: