sábado, 9 de abril de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

ACROBATA


Há muitas palavras que admitem dupla pronúncia. Você pode dizer "acróbata", com força na sílaba "cró", ou "acorbata", com força na sílaba "ba". Também é indiferente dizer "Oceânia" ou "Oceania", "transístor" ou "transistor" (com força na sílaba "tor", com o "o" fechado). E vale lembrar:estão nos dicionários a clássica "azálea", sem "i" e com força na sílaba "zá", e a popular "azaleia", com "i".


ADEQUAR


Evite frases como "O progresso não se adequa", "A população se precavê/precavém", "Ele sempre reavê o que perde", "Desse jeito a firma fale". Consideradas erradas, essas formas surgem do mesmo processo que leva as crianças a regularizar a conjugação verbal. No padrão formal, substitua-as, respectivamente, por "adapta", "previne", "recupera", "vai à falência".



ADJETIVO


O adjetivo "libanês" diz respeito ao Líbano, assim como "norueguês" diz respeito à Noruega. Que têm em comum essas duas palavras? O processo de formação. Nas duas existe o sufixo "-ês", que tem origem latina e é formador de adjetivos pátrios, que nada mais são do que aqueles que indicam procedência, lugar de origem.O detalhe está na grafia: nada de "z". Todos os adjetivos pátrios terminados em "-ês" ou "-esa" são escritos com "s"


ADVOGADO


Qual o adjetivo relaltivo ao substantivo "voz"? É "vocal". Um grupo vocal, por exemplo, é um grupo que canta, o que certamente exige o emprego da voz. E onde entra o advogado na história? É simples: quem advoga exerce a advocacia, não? Pois bem, tanto em "advocacia" qiamtp e, "vocal", temos a raiz latina "voc-", que diz respeito à voz. Por acaso o advogado não a "voz" da pessoa ou instituição que representa? O elemento latino "ad-". como se sabe, indica ideia de aproximação, junção. É bom que se diga que a raiz de "voz" está presente em muitas de nossas palavras: "convocar", evocar", provocar", "vocativo" etc.



AFICIONADO


Este é um daqueles casos que certamente fariam muita gente perder dinheiro. Quem é que não apostaria suas fichas em "afccionado"? Afinal, é assim que quase todos pronunciam essa palavra. De origem espanhola, a grafia oficial é "aficionado", com apenas um "c". Significa "afeiçoado, entusiasta". "Os aficionados das corridas de automóvel"


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Gold Editora Ltda

0 comentários: