quarta-feira, 27 de abril de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁLCOOL

Já que estamos falando de "álcool", aproveito para meter minha colher e pedir a você que tenha juízo. Nunca se exceda! Cuidado com o álcool! E, por falar em álcool, qual é o plural dessa bendita palavra? Veja aí no final do verbete. Tanto pode ser "álcoois" quanto "alcoóis". No caso de "álcoois", recomenda-se que, na pronúncia, o último "o" seja aberto. Vale a pena lembrar que essa palavra é uma das tantas de origem árabe que há na nossa língua.


ALEMÃO


O povo da Alemanha é alemão, certo? Mas não é só esse o adjetivo relativo à Alemanha que existe; a lista é grande: "teuto", "germano", "germânico" etc. Convém lembrar que, nas formas compostas, adjetivo "alemão" costuma ser trocado pela forma reduzida "teuto", que aparece sempre como primeiro elemento: acordo teuto-americano, proposta teuto-brasileira etc.


ALFABETO


"Alfabetização" vem de "alfabetizar", que, por sua vez, vem de "alfabeto", que, por sua vez, nada mais é do que a junção de duas letras gregas (alpha e beta, que, por sinal, são as que iniciam o alfabeto grego). E o nosso alfabeto? Quantas letras tem? até 2008, o nosso alfabeto tinha 23 letras. Três delas ("k". "w" e "y") tinham sido banidas pela reforma ortográfica que ocorreu em 1943, mas isso não implicou sua exclusão dos dicionários, já que não se podia, pura e simplesmente ignorar o registro de termos estrangeiros de uso corrente, como "darwinismo" ou "watt". O fato é que dicionários continuaram trazendo as 26 letras, como o "k" depois do "j", o "w" entre o "v" e o "x", e o "y" entre o "x" e o "z".


ALFACE


É comum ouvirmos a palavra "alface" empregada nomasculino ("o alface"). É interessante lembrar que mesmo quem diz "o alface" emprega o termo no feminino quando a ele se associa um adjetivo ("alface-lisa", "alface-crespa", "alface-americana" etc.) Que fique claro: "alface" é palavra feminina.


ALUGAR


"Alugam-se casas" ou "Casas são alugadas"? Na escola, infelizmente, os professores pedem aos alunos que façam a troca da ativa pela passiva, sem lhes explicar a diferença expressiva entre uma e outra. Pois bem, existem duas estruturas para que se faça a voz passiva. Quando se diz "casas são alugadas", emprega-se a chamada passiva analítica. Não custa lembrar que o que é analítico é composto. A passiva é analítica porque é feita com pelo menos dois verbos (ser+particípio - no caso, "são+alugadas"). Essa estrutura equivale a outra, em que se emrpega apenas um verbo, associado à palavra "se": "Alugam-se casas". Essa é a passiva sintética. Note a concordância, que, no padrão culto, é obrigatória.


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portuguesa (Gold Editora Ltda)

0 comentários: