terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A SAGA DE UMA ANEMIA CRÔNICA

MISTÉRIO NA UTI

O que ocorreu comigo na madrugada do segundo dia na UTI foi algo inexplicável, fora do comum, inusitado, atípico, difícil mesmo de ser esclarecido. Na minha opinião, não ouve alucinação, delírio da minha parte. Opinião esta contestada pela equipe médica. Tinha plena consciência como 2+2 são 4 que naquela fatídica madrugada eu não vi nenhum fantasma e muito menos tive algum pesadelo. Pareceu tudo muito nítido e consciente. O certo ou errado é que o ocorrido deu panos pra manga, ou seja, gerou muitos comentários. Causou até uma celeuma na UTI logo que o dia amanheceu, principalmente com o médico, chefe da equipe querendo saber realmente o que aconteceu e, principalmente, porque recusei uma coleta de sangue que era obrigatória para a análise do meu tratamento ali. Mas vamos aos fatos:
Madrugada de sábado. A hora não dava para precisar, pois o relógio digital que estava na parede me parecia com um defeito, pois ficava repetindo os mesmo números. Então vi uma funcionária se aproximando com uma seringa e como o local não estivesse bem iluminado, só percebi que se tratava da mesma funcionária da noite anterior, só que os cabelos da mesma estavam tão em desalinhos, estranhos, que cheguei a me assustar um pouco. Será que ela acabara de acordar? E logo que se aproximou do meu leito e anunciou que ia fazer mais uma coleta de sangue e diante daquela figura fantasmagórica, num ímpeto de rebeldia, não permiti que isto acontecesse e falei:
-Coletar sangue? De novo? É festa agora?
Percebei que ela não gostou nada daquilo e sem insistir deixou o ambiente, mas logo a seguir veio um enfermeiro, por sinal, também já o tinha visto antes e acendeu todas as lâmpadas e com muita educação também tentou colher o material:
-E aí, seu João, vamos lá. O médico precisa deste exame para dar continuidade ao seu tratamento. É para o seu bem!
-Sinto muito. Sei muito bem de tudo isto, mas não vou permitir fazer isto de novo. Estou me sentindo bem melhor.
-Seu João, isto quem pode dizer é só o médico. Mas, pensando bem, é bom saber que o senhor esteja melhorando mesmo. Dá para perceber pela sua rebeldia.
O dia já ia amanhecendo quando consegui cochilar um pouco, mas logo despertei com uma movimentação estranha na UTI. De repente, uma médica, de descendência oriental, nova e bastante educada, foi muito objetiva e incisiva. Chegou disposta a saber o motivo pelo o qual eu não deixei ninguém fazer a coleta de sangue naquela madrugada que passou. Infelizmente, como eu não dispusesse de nada concreto para comprovar aquela minha ojeriza com relação à enfermeira descabelada e com ar sonolento, ficou o dito pelo não dito.
Sem conseguir as conclusões que ela desejava, a médica deixou o quarto, mas antes falou:
-O senhor brevemente vai receber a visita do nosso chefe.
Realmente, às sete horas, o chefe da equipe, como já estava a par de tudo que ocorreu, simplesmente se aproximou e sem conversar muito, me examinou, coletando inclusive uma amostra de sangue no meu dedo e duas horas depois, os enfermeiros chegaram e me transferiram para um CTI (Centro de Tratamento Intensivo) que ficava no mesmo andar, ao lado da UTI. Aqui passei a ter outros cuidados, outra alimentação e não demorou muito fui logo transferido para uma enfermaria. Aqui sim, seria bem melhor. Não tão bem quanto na casa da gente. Mas pelo o menos, poderia andar e ir ao banheiro sozinho.
A minha esposa quando chegou para a visita, juntamente com uma vizinha, ficaram surpresas com a minha súbita recuperação. Ficaram também impressionadas com o que aconteceu naquela madrugada. Ninguém entendia nada e muito menos eu. Parece até que eu havia recebido a visita de um anjo, o qual veio me comunicar que Deus resolvera me dá mais uma chance para continuar vivendo. Algum projeto Ele tinha reservado para mim. E chorei de alegria por causa deste pequeno milagre. O médico que havia falado para a minha esposa, logo que eu dei entrada na UTI, que poderia se "preparar" para o pior, além de ser um grande pessimista, pelo visto, não entendia muito dos desígnios de Deus. Aliás, nós seres humanos jamais iremos entender. Mas só que nunca devemos duvidar daquilo que denominamos de FÉ!

Próxima postagem: Confirmação de Alta!

0 comentários: