terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

FUTEBOL

"Fluzão" ou "Flusão"? Um grande amigo meu torce para o Fluminense. Ele e os colegas passaram dias discutindo o "z" e o "s". Para que não houvesse mais briga, a decisão foi esta: "O Flu é seu; escreva como quiser!" Gostaria de saber a forma certa", perguntou esse amigo. O glorioso Fluminense é de Chico Buarque, Nélson Rodrigues e de quem quiser, mas a grafia é uma só: "Fluzão" com "z". A consoante que liga o sufixo aumentativo "-ão" à palavra primitva é "z", e não "s". O aumentativo só termina em "são" quando a última sílaba da palavra primitva começa ou termina em "s".


GANHAR


O soldado havia "ganhado" uma medalha ou será que o soldado havia "ganho" uma medalha? Tanto faz. E por quê? Vamos lá: "ganhar" é um dos vários verbos de nossa língua que têm duas formas de particíipio ("ganhado" e "ganho"). Estão nesse caso os verbos "aceitar" ("aceitado" e "aceito", "expulsado" e "expulso"), "entregar" ("entregado" e "entregue"), "salvar" ("salvado" e "salvo"), "soltar" ("soltado" e "solto", "prender" ("prendido" e "preso"), "suspender" ("suspendido" e "suspenso") e tantos outros. Normalmente, emprega-se o particípio regular (o que termina em "-"ado" ou "-ido" como auxiliares "ter" ou "haver". ("Ele tinha prendido o cachorro"; "o ladrão havia soltado o refém) e o irregular (o que não termina em "-ado" ou "-ido" com "ser" e "estar" (O assaltante foi preso", "O refém está livre". Não são poucos, no entanto, os particípios irregulares que se empregam com "ter" e "haver". As formas "pago", "ganho" e "gasto" estão nessa lista. Com os auxiliares "ter" e "haver", registra-se o emprego das duas formas de particípio de "pagar", "ganhar" e "gastar". "A empresa não tinha/havia pagado/pago os impostos"; "Aos vinte anos, ele já tinha/havia ganhado/ganho mais de um milhão em prêmios"; "Dez minutos depois de receber o dinheiro, ela já tinha/havia gastado/gasto mais da metade".


GARAGEM


Certa época, Nélson Pequet apareceu na televisão como estrela de uma propaganda da BMW. Sem comer nenhum "s" (acerta o plural de "dólar" - "dólares"), o tricampeão terminava o texto sugerindo que o potencial cliente tirasse o carro do sonho e o colocasse na garag...Parece que ele disse "garage", palavra de origem francesa. Commo você vê, existe o registro de ambas as formas: "garage" e "garagem"



Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portuguesa

Gold Editor Ltda

0 comentários: