domingo, 26 de fevereiro de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMA


"Quinhentas gramas" ou "quinhentos gramas"? A trdição da língua ensina que "grama" é palavra feminina quando ná nome ao vegetal. Quando indica medida de peso (os físicos dizem que não é peso, é massa), a plavra é masculina: "cinquenta gramas de isca", "duzentos gramas de ostrs", "seiscentos gramas de linguado", "quinhentos grmas de camarão". Na língua viva, no entanto, é muito raro o uso dessas formas.


GRÁTIS


"Gátis" ou "gratuito"? Numa mesma loja, veem-se dois anúncios. No primeiro, "Colocação grátis". No segundo: "Colocação gratuita". "Grátis" é advérbio e, por isso, deve modificar basicamente verbos. "Grátis", corresponde a "gratuitamente" de graça". Portanto basta pensar que, se for possível usar "de graça" ou "gratuitamente", será possível usar "grátis": "Estacione gratuitamente/Estacione de graça/Estacione grátis". Se for possível essa substituição, use o adjetivo "gratuito" (ou "gratuita"): "Estacionamento gratuito/A entrada é gratuita.



GRAU



Os adjetivos variam em grau quando se desejam comparar ou intensificar as características que denotam. Há, portanto, dois graus do ajuetivo: o compartivo e o superlativo. Pode-se comparar a mesma característica atribuída a dois ou mais seres ou duas ou mais características atribuídas a um mesmo ser. O compartivo pode ser de igualdade ("Ele é tão responsável quanto eu"), de superioridade ("Ele é mais responsável do que eu", "Essa solução é melhor do que a outra") ou de inferioridade ("Ele é menos responsável do que eu", "Somos menos passivos que tolerantes"). O grau superlativo, forma pela qual a característica atribuída pelo adjetivo é intensificada, pode ser relativo ("Ele é o mais exigente de todos", "Você é omenso atento da sala") ou absoluto ("Ele demasiadamente exigente", "É um artista originalíssimo")


GRAVIDEZ


Você sabia que "grávida" e "prenhe" são sinônimos e, portanto, "gravidez" e "prenhez" também o são? E como fica o plural de" gravidez"? Esse plural é feito como o de qualquer palavra terminada em "z": "luz/luzes", "raiz/raizes", "juiz/juizes", "prenhez/prenezes", "gravide/gravidezes". Uma mulher que tenha dado à luz duas vezes pode perfeitamente dizer que suas duas gravidezes foram tranquilas.


GROSSO MODO


"Grosso modo" ou "a grosso modo"? A expressão é "grosso modo". Não estranhe! Não está faltando um "a" Trata-se de uma das tantas expressões latinas que se mantêm como no original:"grosso modo". Por razões perfeitamente compreensíveis, muita gente aportuguesa a expressão e acaba por usá-la com um "a" (a grosso modo"). Não há quem a abone assim.


Comentários dos Professor Pasquale Cipro Neto


Dicionário da Língua Portuguesa

Gold Editora Ltda

0 comentários: