segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

GARI


Acredite se quiser: "gari" vem do sobrenome de Aleixo Gary, empresário que, no inicio do século passado, dirigiu a empresa responsável pela limpeza pública do Rio de Janeiro. Quem trabalhava na empresa Gary logo se transformou em gari. Esse processo é mais do que comum na nossa língua. Quer outro exemplo? Anote aí: que significa "gilete"? Nem precisa dizer que gilete é lâmina com a qual...Pois bem, "gilete" vemd o nome da fábrica. (Gillette). Agora pense em outros casos semelhantes. Você certamente se lembrará de vários. O nome disso? É metonímia.

GENTE


Muitos leitores perguntam sobre a palavra "gente" no lugar de "nós". É possível? É correto? Quando se usa linguagem formal, ou seja, numa tese, num relatório, num trabalho acadêmico, num texto jurídico, não faz sentido o emprego de "a gente". Empega-se "nós", de preferência subentendido na forma do verbo ("Fizemos", em vez de "Nós fizemos", a menos que haja desejo ou necessidade de enfatizar o sujeito. Em linguagem informal, familiar, e até em certos textos menos formais, pode-se perfeitamente empregar "a gente", mas com o verbo na terceira pessoa ("A gente fez", e nunca "A gente fizemos").


GERIR


Você sabe como se conjuga a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "gerir"? É como "ferir": "eu firo, "eu firo", o que também vale para "girar". "Gerir" é bom lembrar, significa "gerenciar", "administrar", "dirigir". O gerente é simplesmente aquele que executa a ação de gerir.


GERMINAR


As casas são "geminadas", e não "germinadas". "Germinar" é o que fazem as sementes, quando começam a desenvolver-se. Casas, linfelizmente, não brotam. Seria uma ótima solução para o problema habitacional do país. Casas duplicadas, feitas aos pares, são geminadas, sem "r", "Geminadas" e "geminar" são palavras da mesma família.E geminado é sinônimo de "gêmeo": casas "gêmeas" ou "geminadas".



Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto


Dicionário da Língua Portuguesa

Gold Editora Ltda

0 comentários: