domingo, 15 de abril de 2012

CONCEPÇÕES DIVERSAS & ALEATÓRIAS

*A minha vida reclusa, antissocial, talvez em consequência do tempo de internato, ou seja, quando estudava para ser padre, num seminário interno, às vezes serve de comentários infundados e injustos, vindo de pessoas injustas que julgam só pela aparência e, portanto, tachando-me até de egoísta, por não querer participar de algumas reuniões ou eventos sociais, o que não corresponde nada com a atualidade. Afinal, tenho meus motivos para levar uma vida assim, bem reservada, juntamente com os meus inúmeros livros, meus eternos companheiros. E pra que dar satisfações da vida particular para qualquer pessoa que não faz parte do meu círculo de amizade, por sinal bem restrito? Por isso concordo com o pensamento que diz: "se sofre um pontapé pelas costas, não se irrite, é sinal que você está na frente!"


* No campo da amizade há uma verdade incontestável que diz: "o verdadeiro amigo é aquele que não avisa a hora de chegar". A confiança mútua é tanta que ambos se entendem e se aceitam a qualquer momento. Por outro lado, amigo também é aquele que sabe dizer não no momento exato, não se importanto que machuca ou até ofende à pessoa que o ouviu. Pois é melhor ser assim, sincero, autêntico do que ser amenista e dar uma de bonzinho numa hora imprópria, o que não resolverá nada. Tudo tem seu momento certo.

* A melhor maneira de se escrever algo bonito e profundo é quando se faz isso movido pela inspiração, sentimento e raciocínio. E tudo isto é bom que seja feito naturalmente. Pois se for algo forçado, com o tempo estipulado para entregar o tal trabalho literário, canção, crônica etc, pode não sair do jeito que o seu autor gostaria. Caso contrário, dependendo acima de tudo do conteúdo, poderá até ser uma obra de arte aquilo que se escreveu, pintou ou compôs. Portanto, muitas coisas que fazemos dependo do momento adequado e propício...


Joboscan de Araújo

0 comentários: