domingo, 22 de abril de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

          
INFÂNCIA


                Em criança, tomava minhas vacinas num posto de puericultura. De onde vem essa palavra? Vem do latim, vem de "pueri", que significa "criança". O adjetivo relativo à "criança" é "puril", "infantil".. Por falar em "infantil", convém lembrar que esse adjetivo (que também vem do latim) se refere a "infante", "infância".



INFORMAÇÃO


                Você certamente já leu ou ouviu - sobretudo em propagandas - a expressão "Maiores informações": "Para maiores informações, ligue para o número tal". Na verdade, o leitor quer outras informações, mais informações, maior quantidade informações, e não informações maiores, de tamanho maior. O que se deve dizer é "mais informações" ou "outras informações".


INFORMAR


              A regência de "informar" admite duas construções: "informar algo a alguém" e "informar alguém de algo". Com "informar" são possíveis duas construções (tanto na ativa quanto na passiva). "Os jornalistas informaram a decisão do ministro ao governador" ("O governador foi informado da decisão do ministro pelos jornalistas") e "Os jornalistas informaram o governador da decisão do ministro" ("A decisão do ministro foi informada ao governador pelos jornalistas")



                                            Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

                                                Dicionário da Língua Portugues

                                                            Gold Editor Ltda


              




0 comentários: