quinta-feira, 5 de abril de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

ILHA

Que diferença há entre "ilha" e "península"? Em termos de conceito, a diferença é simples: uma ilha é luma porção de terra (não muito extensa) cercada de água por todos os lados; uma península é uma porção de terra cercada de água por todos os lados, menos um. A península, portanto, é quase uma ilha. Pois é aí que está o detalhe interessante. A palavra "ilha" vem do latim (ínsula). Em português, por sinal, existe a forma variante "insula". Poder-se-ia falara, por exemplo, na ínsula de Marajó. É "insular", "insulano" ou "ilhéu" quem habita uma ilha. Em "península" temos o elemento latino "pene" (que significa "quase") acrescentado ao elemento latino "insula" ("ilha", como já vimos). Esse "pene" é o mesmo que se encontra em "penúltimo" ("quase último") ou "penumbra" ("quase sombra"), por exemplo.


ILHÉU


A cidade baiana de ilhéus é marcante na obra de Jorge Amado. E o que significa a palavra "ilhéus", que resulta do plural de "ilhéu"? "Ilhéu" pode ser "ilha pequena", ou ainda "que se refere a ilha ou natural ou habitante de uma ilha". E por que há acento agudo em "ilhéu" e ilhéus"? Porque nessas plavras ocorre o ditongo "eu", aberto e tônico. Acentua-se a vogal dos ditongos "ei" e "oi" das oxítonas, quando abertos e tônicos, o que ocorre, por exemplo, em "herói", "chapéu", "ilhéu", "anéis", "céu" etc. Voltando a "ilhéu" você viu qual é o feminino dessa palavra (como o sentido de "habitante de uma ilha", é claro)? Isso mesmo: é "ilhoa".


IMPEDIR


A certificação da procedência da madeira deveria ser um m...para os contrabandistas. "Empecilho" ou "impecilho"? Vamos lá: a forma correta é "empecilho", com "e" no início. E por quê? Porque "empecilho" é o que "empeça", que por sua vez, é forma do verbo "empeçar", que significa...Significa "impedir", "obstar". "dificultar", "estorvar". É bom lembrar que no Sul do Brasil (mais especificamente o Rio Grande do Sul), o verbo "empeçar" é usado com o sentido que tem em espanho ("começar", iniciar", "principiar"). Nem é preciso explicar por que os gaúchos (tão próximos do Uruguai e da Argentina...) usam "empeçar" com esse sentido.



IMPESSOAL


Assim como o verbo "haver", "fazer" também é impessoal quando indica ideia de tempo (cronológico ou meteorológico). Dessa forma, o verbo "fazer" é usado no singular em frases como "Faz cinco anos que não o vejo", "Faia dois meses que trabalhava na empresa" etc. Se o verbo fizer parte de uma locução, o auxiliar é que nao será flexionado, como ocorre com overbo "haver": Deve fazer uns três dias que não durmo direito", "Hoje deve estar fazendo uns quarenta graus".


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portuguesa

Gold Editora Ltda

0 comentários: