quinta-feira, 7 de julho de 2011

DO ARREPENDIMENTO SINCERO

O sábio Chu Lai era constantemente agredido por um professor, que não acreditava em nada do que ele dizia e pregava. Entretanto, a mulher desse mesmo professor era seguidora de Chu Lai e exigiu que o seu marido fosse, urgentemente, pedir desculpas sinceras ao referido sábio.
Contrariado, mas sem coragem de contrariar a esposa, o homem foi até ao templo sagrado e murmurou algumas palavras de arrependimento:
-"Eu não o perdoo - disse Chu Lai - volte ao trabalho!"
A mulher ficou horrorizada. E então foi logo falar com aquele sábio:
-"Meu marido se humilhou e o senhor - que é conhecido como sabio - não foi nada generoso para com ele!"
Respondeu Chu Lai:
-"Dentro da minha alma não existe nenhum rancor. Mas, se ele não está arrependido, é melhor reconhecer que tem raiva de mim. Se eu tivesse lhe dado o meu perdão, íamos estar criando uma falsa situação de harmonia - e isso aumentaria ainda mais a raiva do seu marido!"


Paulo Coelho

0 comentários: