quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SALVE UM HOMEM HONESTO

Muitas pessoas gostam de generalizar, julgar o mundo, dizendo que ele é violento, desumano, injusto etc. Infelizmente, isto é uma verdade. Que há violência, injustiça, desumanidade, isto ninguém tem a menor dúvida. Mas também há o contrário de tudo isto, ou seja, o outro lado da moeda. Por incrível que pareça ainda há muitas pessoas dotadas de consciência. Vejamos, por exemplo, esse caso verídico que aconteceu numa grande cidade brasileira, porém poderia ter ocorrido em qualquer lugar do mundo, por que não?
Uma pessoa, após sacar R$10.000,00 (Dez mil reais) de uma agência bancária, tão logo saiu percebeu que estava sendo seguido por dois rapazes bem suspeitos. Por desconfiança e precaução apressou o passo e logo que dobrou uma rua, ao se deparar com um recipiente repleto de sacos de lixo, não pensou duas vezes, colocou o envelope com todo o dinheiro no meio daquele entulho e continuou seguiu a rua, aleatoriramente, temendo ser alcançado pelos suspeitos. Resolveu entrar numa padaria, onde por sinal, alguns policiais tomavam café. Sentindo-se mais seguro, deu um tempo ali e logo depois, disfarçadamente, regressou à lixeira onde jogara o envelope com os dez mil reais. Mas, ao chegar ali, sentiu um frio na barriga ao perceber que o caminhão coletor do lixo havia passado há poucos minutos. Portanto, ficou frustrado, triste e chateado, mas ia fazer o quê? Resolveu entregar nas mãos de Deus e voltou para a sua casa.
Acontece que o funcionário da limpeza pública que encontrara aquela volumosa quantia, ao mostrá-la à sua esposa, esta o sugeriu que o gastasse imediatamente, comprando outro barraco melhor ou então fizesse uma boa compra de mantimentos e roupas etc. Mas ele não lhe deu atenção e resolveu guardar muito bem aquele dinheiro que não era seu. Durante a noite, o sono não vinha, o seu pensamento só estava no dono daquela quantia que ele achara no latão do lixo. No dia seguinte, sem nada falar para a sua mulher, pegou aquele envelope do jeito que o achara e inclusive sem saber quanto havia ali dentro, foi ao Banco do seu bairro e procurou o gerente e comunicou o ocorrido, solicitando que encontrasse a pessoa que havia feito um saque naquele valor e naquele dia. Conversa daqui e dali até que conseguiu descobrir quem havia feito o referido saque. Localizou o cliente, convocando-o, imediatamente àquela agência bancária, para tratar de um assunto do seu interesse. O que ele fez, incontinenti. O gerente ratificou a veracidade das suas informações e depoimento e falou:
-"Aqui está a quantia que você pôs no lixo, literalmente. E este profissional da limpeza pública o achou, levou-o para casa, mas agora o está devolvendo, integralmente"
Aquele cliente ficou boquiaberto, estupefato com aquela prova de honestidade e recompensou aquele gari, imediatamente, com uma quantia bem razoável, o que foi para ele fazer uma boa compra de mantimentos e roupas para a sua família. E olha que foi muito difícil convencê-lo a aceitá-la.
Na noite deste mesmo dia, ele conseguiu dormir tranquilamente, pois a sua consciência estava como ele pretendia, ou seja, em paz. E isto é o que mais importa ao ser humano.

João Bosco de Andrde Araújo

0 comentários: