sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

MENTIRAS INOFENSIVAS & PARADOXOS CORRIQUEIROS

"SE MELHORAR, ESTRAGA"


Quantas vezes dissemos ou já ouvimos esta frase muitas vezes por aí! É verdade que não sintetiza muita coisa, mas por outro lado, significa um modo sucinto de ratificar uma situação excelente, feliz de uma determinada circunstância. Por exemplo, quando se muda de emprego ou de colégio e alguém logo quer saber do nosso novo ambiente estudantil e desafio profissional, então só para resumir o nosso ponto de vista, a resposta quase sempre é esta: "Está ótimo, cara. Se melhorar, estraga!".
Até aqui nada demais. Qualquer pessoa ao ouvir isto vai saber e ficar contente ao saber o (a) colega fez a opção certa e adequada. Sendo assim poupa outros detalhes superficiais e parte para outro assunto. Acontece que, nas entrelinhas, há nesta resposta, nesta frase, um pequeno paradoxo. Como assim? Perguntará alguém. Ora, simplesmente pelo fato de que "algo estragado" jamais poderá ser considerado bom ou ótimo. Não é verdade? E além disso, o que pode estragar alguma coisa? Apenas uma atitude, um ato, um acondicionamento inadequado. Isto quando se trata de móveis, objetos, frutas, legumes, mantimentos etc. E quanto um modo de vida, um relalcionamento? Sem dúvida alguma, uma antipatia súbita e recíproca, uma atitude infiel corrobora para um péssimo relacionamento, num ambiente também intolerável.
Portanto, neste caso da frase - "Se melhorar, estraga" só teria lógica se fosse o contrário, ou seja, "Se piorar, estraga!" Mas melhorar jamais poderá estraga alguma coisa. E tenho dito.

Joboscan de Araújo

0 comentários: