terça-feira, 17 de janeiro de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

FIBRA


"Fibra ótica" ou "fibra óptica"? Um engenheiro da Embratel pediu-me que comentasse a questão. A expressão apareceu em texto publicitário de uma companhia telefônica. "Óptico" se refere ao olho, à visão. Mas existe a variante "ótico". Quando se procura "ótico, descobre-se que esse adjetivo tem duplo valor: pode ser variante de "optico", ou seja, pode referir-se à visão, ao olho, mas também pode ser relativo ao ouvido. Moral da história: "óptico" só se refere ao olho; "ótico"pode referir-se ao olho ou ao ouvido. Portanto a fibra pode ser óptica ou ótica. Mas é claro que quem quer evitar confusão prefere "fibra óptica".


FIGURA


Figuras de linguagem são recursos linguísticos usados para exprimir conteúdos emotivos ou estéticos. Essas figuras dividem-se, tradicionalmente, em três blocos: figuras de palavra, de construção e de pensamento. O anacoluto, por exemplo, é uma figura de construção, ou de sintaxe, porque implica mudança na estrutura regular da frase. Outras das várias figuras de sintaxe são a inversão e a elipse (omissão de um termo). A ironia é uma figura de pensamento, pois se cria na esfera que une a construção da frase ao que se quer dizer. Fazem parte desse grupo, entre outras, a antítese (oposição de plavras) e a hipérbole (expressão de exagero). A figura de linguagem básica é a metáfora. Com ela, altera-se a significação própria da palavra: "Ela é uma flor". Ela, no caso, tem as qualidade de uma flor, mas não é proprimamente uma flor.


FILOSOFIA


Por sua importância na história do pensamento humano, o filósofo grego Sócrates se tornou quase sinônimo de "filosofia". Por falar em filosofia, de onde vem essa palavra? Temos aí dois elementos gregos: "filo" e "sofia". O primeiro significa "amigo", "queredor", "aquele que gosta". Esse elemento está presente em muitas palavras, como "filatelia", "filantropia", "filarmônica" etc. O segundo elemento ("sofia") significa "saber", "ciência". O filósofo é aquele que ama o saber, o pensar; a filosofia, portanto, é o amor pelo saber, pelo pensar. É claro que o sentido da palavra "filosofia" não se limita mais ao étimo, à origem. Como você pode ver no verbete, expandiu-se para, por exemplo, "conjunto de doutrinas de uma escola ou época", "sabedoria; razão" etc.


FLAGRANTE


Palavras como "flagrante" e "fragrante" são consideradas parônimas. Ou seja, são os vocábulos que apresentam grande semelhança quanto à grafia e à pronúncia, mas têm sentidos totalmente diversos. veja outros exemplos: "comprimento e cumprimento", "descrição e discrição", "eminente e iminente", "vultoso e vultuoso" etc.


FLUENTE


Por que dizemos que alguém fala "fluentemente" determinada língua estrangeira? "Fluentemente" deriva de "fluente", que deriva de "fluir". "Fluir" significa "correr em estado líquido". Metaforicamente, as palavras fluem, ou seja, saem da boca como água de chuva. Isso, é claro, se a pessoa for fluente na tal língua.


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto


Dicionário da Língua Portuguesa

Gold Editora Ltda

0 comentários: