quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

RELEMBRANDO UM POUCO O CARNAVAL DE 2011

Ainda bem que os componentes das Escolas de Samba Beija-Flor e Vai-Vai, respectivamente consagradas campeãs do carnaval de 2011 do Rio de Janeiro e São Paulo, não sairam fora dos trilhos, ou melhor, do compasso, do rítmo. Falo isto, porque as pessoas homenageadas com justiça, diga-se de passagem - Roberto Carlos e João Carlos Martins - fizeram, fazem e farão jus a todo o tipo de festa em seu louvor. Pois são pessoas ilibadas, protótipo de superação, coragem, dedicação, capacidade, carisma e muitas outras qualidades inquestionáveis. Sendo assim, as duas escolas citadas mereceram o título com garra, harmonia e brilho. Independente de qualquer deslize no desfile, as duas agremiações mereceram o título de campeãs, mesmo que fosse apenas no quesito MORAL. Mas a contagem dos pontos do julgamento dos jurados consumou, ratificou toda a expectativa de todo o trabalho.
Agora um assunto tem que ser abordado. As demais participantes da mesma festa carnavalesca de 2011 não devem ser menosprezadas, pois elas também fizeram um desfile impecável e fizeram por onde também merecer o mesmo título. Mas na concepção dos jurados, em um ou outro quesito, elas cometeram pequenas falhas, quer na alegoria ou evolução e algo mais. Em resumo, no geral, todas as escolas que participaram do carnaval desfilaram com garra e alegria, salvo pequenos imprevistos, o que nenhuma escola de samba estará isenta, principalmente envolvendo carros alegóricos gigantescos.
O certo é que, com a constante inovação em vários quesitos, após a passagem de cada agremiação, sempre quem sai ganhando, antecipadamente é tanto o grande público presente ao sambódromo quanto o que acompanha tudo pela televisão. Vale ressaltar que assistir um desfile de carnaval in loco, não resta a menor dúvida, será sempre inesquecível e imcomparável com o acompanhamento pela televisão, mesmo com uma situação climática não tão favorável. Pois neste caso, a chuva pode molhar a parte externa do corpo, em compensação o âmago de cada pessoa continua transbordando de euforia e emoção cada vez maiores.
E o próximo carnaval está se aproximando. Veremos o que as Escolas de Samba prometem trazer em todos os sambódromos das cidades brasileiras. Vamos aguardar!

João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: