sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

FÁCIL


As regras de acentuação foram estabelecidas a partir de um sistema bastante simples, que se baseia numa relação binária, ou seja, na ideia de duplas, de dobradinhas. Se as paraxítonas terminadas em "l" são acentuadas, não se coloca acento nas oxítonas terminadas em "l". Tomemos como exemplo "fácil" e "Brasil". "Fácil" é paroxítona; "Brasil" é oxítona. O que acontece? Coloca-se acento nas duas? Não. As duas ficam sem acento? Também não. Coloca-se acento apenas em uma delas - "fácil", no caso, ou seja, coloca-se acento nas palavras paroxítons terminadas em "l": "amável, "incrível", "cônsul", difícil", útil".


FAMOSO


Sobrenomes de pessoas importantes na ciência, nas artes, na política ou na filosofia costumam gerar adjetivos relativos à sua vida, obra e pensamento. O processo é simples: adota-se o sobrenome, com a grafia consagrada entre nós, e acrescenta-se um sufixo típico de nossoa língua (normalmente "-ano"). Assim, "Weberiano", por exemplo, refer-se a Weber (que pode ser o sociólogo alemão Max Weber, o fisiólogo e anatomista alemão Ernest H. Weber ou o compositor alemão Carl M. von Weber). O adjetivo relativo ao cientista Albert Einstein é "einsteiniano"


FAVORECER


O verbo "favorecer", por ser transitivo direto, não pede a preposição "a". A falta favorece "o" time, e não "ao" time. A falta favorece o Vasco, o Corínthias, o Palmeiras, o Flamengo, o Botafogo, o Cruzeiro, o Atlético etc.


FAZ


"Há 189 anos" ou "A 189 anos"? Essa dúvida é uma pedra no sapato de muita gente.
Afinal, como saber qual é a forma correta? Há uma dica muito simples: esse "há" equivale a "faz", ou seja, pode-se dizer "Faz 189 anos que Aleijadinho morreu". É como "Moro aqui há oito anos", que equivale a "Faz oito anos que moro aqui".


FEBRE


Qual é o diminutivo de "febre"? O erudito é "febrícula", porém, mais importante do que saber esse caso específico, é aprender que as terminaões "ulo/a", "culo/a". É claro que hoje em dia ninguém diz que a galinha botou um "óvulo". Essa palavra, que significa "ovo pequeno", costuma ser usada na linguagem médica, para designar a célula feminina da reprodução. Anote outros diminutivos com essas terminações: "grânulo" (de "grão"), "glóbulo" (de "globo"), "homúnculo" (de "homem") etc.


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portuguesa

Gold Editora Ltda

2 comentários:

Anônimo disse...

Fui contemplado com o Selo de Ouro e repasso e indico o seu blog. Aguardo você ir buscar o presente.

Um abraço

http://colunawagnereustaquio.blogspot.com/

Regina Márcia Oliveira disse...

Meu amigo,
sempre nos ensinando alguma coisa.
Obrigada por dividi conosco dicas que são muito úteis no cotidiano. Acabei de escrever úteis sem acento se não fosse vc ficaria errado. kkkkk
Um grande abraço.
Regina Márcia
http://jeitinhomineiro.blogspot.com