domingo, 22 de fevereiro de 2009

ANIMAIS, AVES E RÉPTEIS INVADEM A LÍNGUA PORTUGUESA - VIII

Quem foi mordido por COBRA tem medo até de MINHOCA



Esse aforismo é a síntese da precaução exagerada, chegando inclusive a ser até doentia. Pois a pessoa que foi vítima de um fato marcante, decepcionante ou algo parecido que marcou muito a sua vida começa a se precaver e se esquivar de tudo que é semelhante, parecido com o fato causador de tal frustração, decepção, pavor. Enquadra-se tanto para as aquisições de objetos, coisas como para relacionamentos amorosos também, por que não?Principalmente neste último caso. Por exemplo, quando se tem uma decepção amorosa, quando se está partindo para um novo romance, o que acontece? Procura-se agir sempre com muito mais cautela e cuidado. Afinal, como reza outro adágio: “Cuidado e canja de galinha nunca fez mal a ninguém.”



Do tempo quem que se amarrava CACHORRO com linguiça!



Usa essa expressão quando se quer dizer que determinado fato é antigo. Agora se se chegou a alguma época de se amarrar CACHORRO com linguiça não se sabe, aliás, eu não sei, sinceramente. Mas, o que isso sintetiza é uma força de expressão. Pois, ao pé da letra jamais se chegaria a realizar. Sendo assim, a essa expressão poderia até significar algo que é de difícil concretização, expressando-se assim:
-“E mais fácil amarrar cachorro com linguiça do que você fazer determinada ação ou proeza!”. Quer dizer, não deixa de ser uma provocação, ou seja, um grande acinte!.



Deus não deu asas à COBRA!.




A vida tem sempre mostrado, ensinado a quem quer que seja uma grande verdade: “Ninguém consegue ser por muito tempo o que na realidade não o é!”. Só podemos fazer o que estiver ao nosso alcance, em síntese, só podemos por o chapéu onde o braço alcança. Então, uma pessoa pode muito bem desejar ser o que for, fazer isso ou aquilo, mas se não preencher os requisitos e não tiver a capacidade suficiente, toda tentativa será em vão. Afinal, COBRA nasceu para rastejar, passarinho é para voar. Afinal, a natureza é perfeita, aliás, tudo que Deus criou



O CACHORRO é o melhor amigo do homem.



Isso é o que se costuma dizer desde os nossos ancestrais. Principalmente se esse referido animal for adestrado. Sem dúvida, sendo assim, ser de muita utilidade. Disto ninguém terá a menor dúvida. Além de servir na caça, de guiar pessoas com deficiência visual, ajudar a Polícia Federal na localização de drogas, como farejadores. Isso sem falar que os cães são em muitas residências ótimos guardas. E finalmente, eis o que escreveu um humorista brasileiro: “O cachorro é o melhor amigo do homem... até descobrir o valor do dinheiro!”...



João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: