segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CONFESSO QUE EU LI - VII

Livro: ANA KARÊNINA
Autor: LEON TOLSTÓI


Sobre o renomado escritor, também autor entre outros livros, o fabuloso e prolixo GUERRA E PAZ, que dispensa qualquer comentário. Além de um dos grandes romancistas russos e da literatura universal, TOLTÓI foi considerado também um profeta de uma ordem moral e social, um renovador religioso. Sua doutrina de procurar fazer reforma política sem o uso da violência continua muito atual, sendo GANDHI o seu maior exemplo.

Quanto ao teor de ANA KERÊNINA é bom deixar bem claro que se trata de um dos temas mais antigos da história da humanidade: a traição, isto é, o adultério. Foi escrito sobre um caso real. No romance ele narra com riqueza de detalhes à história de ANA KARÊNINA e do seu amante VRONSKI. “A qual, abalada por uma paixão adúltera resvala cada vez mais por um abismo de mentiras e contradições, que acabam levando-a ao suicídio”.

O romance publicado entre 1875 e 1877 agradou intensamente ao público, mas suscitou várias reações negativas entre os críticos. Em compensação, Dostoievski, um dos grandes romancistas da época, foi o único a aplaudir, o que é hoje é considerado o maior romance sobre adultério da literatura universal.


Boa leitura é o que desejo a todos.


João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: