sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CONCEPÇÕES DIVERSAS & ALEATÓRIA - VIII -

* Quem vive em sociedade, isto é, em grupo, quer trabalhando, quer estudando está sempre sujeito a ofender ou ser ofendido. Mas para isto existe o perdão. Portanto, aquele que não estiver disposto a usar desse meio cristão e humano, isto é, perdoar certas injúrias, traições, calúnias, logicamente não será digno de também de algum perdão. Pois, tudo nessa vida é muito relativo. Só mais uma verdade: quem com tudo se ofende e ofende aos outros não sabe viver em sociedade.


* Nós, os brasileiros, somos um povo imprevisível, para não dizer, impressionante. Pois, diante de uma crise tão angustiante, comentada, séria, sentida, chorada em todos os setores da economia do País e do mundo, sempre se encontra um meio de ludibriá-la com um sorriso pelo menos. Mas, só Deus mesmo sabe como está o íntimo de cada um, sem falar na necessidade também. Mas, como se costuma dizer: “chorar não paga dívida!”.


* Tirar da criança sadia o direito de brincar, gritar e sujar a roupa no seu mundo descontraído de folguedo, brincadeira é predestiná-la a ficar frustrada e até neurótica, doente, triste, macambúzia. Pergunta-se o que adianta cortar as asas de um pássaro e mandá-lo voar? É, sem dúvida, um contra-senso descabido, realmente sem nenhuma lógica.


* Nos tempo atuais, principalmente nas grandes cidades, muitas famílias estão optando por residir em apartamentos, preferencialmente localizados em condomínios repletos de segurança. Mas esta, apesar dos aparatos modernos, equipamentos sofisticados, infelizmente não consegue impedir a petulância, a ousadia dos amigos do alheio, dos larápios, que sempre querem levar vantagem em tudo.


* A inteligência humana é realmente fantástica. Ela impera em todos os campos da ciência, superando todas as expectativas. Desde a medicina, agricultura, literatura, informática até a fabricação de armas nucleares, o que deixa neste caso um receio, transformando o progresso numa faca de dois gumes. Cabe ao homem sensato optar para o melhor da humanidade. O resto virá por acréscimo.



* Numa reunião de condôminos paro o objetivo ser atingido com êxito tem que se respeitar sempre a opinião do outro, desde que a mesma tenha lógica, fundamento. Pois se alguém discorda só por querer ser do contra, aí então a reunião já perderá o sentido. Em reuniões assim, o bom senso tem que prevalecer. Pois isso é sempre bom para todos os presentes.


João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: