segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

GLOSSÁRIO DE RELIGIÕES - IV

ANGLICANA

O anglicanismo começou em 1534, com o rompimento do rei da Inglaterra, Henrique 8º, com a Igreja Católica. O rei tornou-se o chefe suprem da Igreja Anglicana. Seu líder espiritual é o arcebispo de Canterbury. Da Inglaterra, o anglicanismo difundiu-se para as colônias, especialmente na América do Norte.
A Igreja Anglicana é semelhante à Católica quanto aos sacramentos, liturgia e profissão de fé. Não reconhece, porém a autoridade do papa e admite mulheres como sacerdotes. No Brasil é denominada Igreja Episcopal.


PRESBITERIANA


Ramificação das igrejas protestantes fundada por John Knox. Seus princípios fundamentais foram enunciados na Confissão de Fé de Westminster de 1643, de tendência calvinista. É religião oficial da Escócia, Holanda e de alguns cantões suíços. No Brasil, enfrenta, enfrenta algumas divisões.
A igreja presbiteriana é uma igreja da palavra, da confissão comum, no coração das Palavras de Deus contida nas Santas Escrituras. Sua estrutura não aceita nenhuma autoridade religiosa superior aos presbíteros (anciãos). Dão ênfase especial à leitura e interpretação da Bíblia.

BATISTA


A doutrina mais difundida sustenta que os batistas se originaram dos separatistas ingleses, cujos adeptos recebem o batismo em idade adulta mediante a imersão total do corpo na água. Outra versão sugere que sua origem reside nos anabatistas da Idade Média, que também rejeitavam o batismo de crianças.
Os batistas não admitem imagens nem outros mediadores na relação do fiel com Deus. Não admitem Maria como redentora. Possui apenas dois sacramentos, batismo e ceia. Não há necessidade de obras meritórias que não salvam. A maioria das igrejas não usa a cruz como símbolo. Não há ordem rígida no culto.


METODISTA


Origina-se da obra de John Wesley e de um grupo de professores de Oxford (Reino Unido). Wesley era um clérigo anglicano que, em 1729, passou a reunir amigos metodicamente para exercícios de piedade, daí o nome METODISTA. Sua doutrina carrega forte influência calvinista, mas sua estrutura é episcopal.
Wesley destaca a experiência religiosa individual e o testemunho do Espírito Santo, que dá a cada um a certeza de ser filho de Deus por adesão. Ele aceita a doutrina de que a Palavra de Deus é suficiente para a salvação, mas critica a interpretação privada. Aceitam o batismo simbólico das crianças.


(Fonte Jornal folha de São Paulo 22/10/95)

0 comentários: