sábado, 28 de fevereiro de 2009

SER AMIGO É UMA HONRA

Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema me deixou muito feliz e a primeira coisa que ele me perguntou foi:
- “Como você está?”.
E, sem saber por que eu lhe respondi:
- “Muito só!...”
- “Você quer conversar”?
Eu respondi que sim.
- “Você quer que eu vá à sua casa?” - Continuou o meu amigo.
Respondi imediatamente que sim novamente.
Desligou o telefone e em menos de quinze minutos lá estava ele tocando a campainha da minha residência.
Então comecei falando por horas de meu trabalho, minha família, minha namorada, meus problemas e dúvidas e ele, atento, sempre me escutando com toda a paciência e educação! Naquele dia eu estava muito cansado mentalmente e a sua companhia me estava fazendo muito bem. Além do mais, do começo ao fim, ele me escutou, me apoiou e até me aconselhou. Até quando ele percebeu que eu estava bem melhor, disse:
-“Bom, acho que agora vou embora, pois preciso trabalhar!”.
Surpreso então eu lhe disse:
-“Amigo, por que não me disse antes que teria que ir trabalhar, veja que horas são você não conseguiu dormir nada, nem um pouquinho e eu roubei seu precioso tempo por toda a noite!”.
Ele sorriu e me disse:
- “Não tem problema algum, para isso existem os amigos!”.
Ao ouvir isso fiquei feliz em saber que podia contar com um amigo assim. Acompanhei-o até a porta da minha casa e, quando ele caminhava até o seu carro eu resolvi gritar:
-“Psiu, amigo, por que me telefonou tão tarde? O que você queria?”.
Ele imediatamente voltou até a mim e com a voz baixa, confidenciou-me:
-“É que eu queria lhe dar uma notícia!”.
-“O que aconteceu?” - perguntei então curioso e preocupado.
Ele me respondeu:
-“Fui ao médico e ele me disse que meus dias estão contados”. “Tenho um tumor no cérebro, não poderei operar, é maligno e sendo assim, só posso esperar!”.
Neste momento fiquei mudo. Ele sorriu e disse:
-“Tenha um bom dia!”. Em seguida entrou no seu carro e se foi...
Precisei de um bom tempo para assimilar aquela situação e, até hoje, me pergunto:
-“Por que, quando ele me perguntou como eu estava, eu me esqueci dele e só falei de mim?”. “Como ele teve força para sorrir, me escutar e dizer tudo o que disse?”.
Desde este dia a minha vida mudou. Deixei de ser tão crítico com meus problemas e de me preocupar somente comigo. Agora, aproveito o meu tempo para estar mais perto das pessoas que amo, perguntar como estão e me interessar mais por elas sem esperar nada em troca. Também agora tento sentir mais profundamente aqueles que estão à minha volta e aqueles que passam por minha vida... Afinal, não existe amor maior do que dar a vida a favor dos amigos!
Fazer um amigo... É um dom!
Ter um amigo... É uma graça!
Conservar um amigo... É uma virtude!
Mas você ser o amigo... É uma HONRA!
- Autor desconhecido -

0 comentários: