terça-feira, 21 de abril de 2009

GLOSSÁRIO ECONÔMICO - V -

FIDC - Fundo de investimento em Direito Creditório.É uma forma de as empresas captarem recursos no mercado. Para formar um FIDC, uma empresa repassa a investidores créditos futuros que tem direito a receber. Os investidores que aplicam nesses fundos ganham uma taxa de juros por certo período.

CVM - É a Comissão de Valores Mobiliários. Tem a finalidade de autorizar e barrar as operações realizadas no mercado de capitais brasileiro. Se uma empresa quer abrir seu capital e lançar ações, por exemplo, tem de pedir autorização à CVM. Quando a CVM detecta irregularidades, pune e multa as instituições.

FATO RELEVANTE - Se refere a um fato que pode influir na decisão dos investidores de comprar, vender ou manter valores mobiliários emitidos por certa empresa. Para ser tornado público, o FATO RELEVANTE costuma ser solicitado pela CVM para que a companhia dê explicações sobre determinado assunto ou informação.


NOTA PROMISSÓRIA - Título de crédito emitido pelas companhias, a NOTA PROMISSÓRIA garante a seu titular direito de crédito contra quem a emitiu e rende uma taxa de juros.


LTN - A LTN (Letra do Tesouro Nacional) é um título público que paga uma taxa de juros prefixada ao investidor que o adquire. Os papéis são vendidos em leilões periódicos.

CONTRATO FUTURO - Um CONTRATO FUTURO é uma operação feita entre dois investidores, para compra e venda de um ativo em uma data futura com um preço predeterminado.

IEE - O IEE (Índice de Energia Elétrica) foi o primeiro índice setorial criado pela Bolsa.Foi lançado em 1996, com o objetivo de medir o desempenho do setor de energia elétrica.


(Fonte: Jornal FOLHA DE SÃO PAULO)

0 comentários: