quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A SAGA DE UMA ANEMIA CRÔNICA

4º EXAME: COLONOSPIA


Certo dia, o Dr. Maurício, o nissei, veio fazer a visita de rotina e já falou do último exame realizado, comentando que ainda não encontrara nada que detectasse a causa daquela anemia crônica que se apossara de mim:
- Sr. João, hoje vou pedir outro exame mais delicado. Mas, não se preocupe. O mesmo será realizado também aqui no hospital Vasco da Gama, só que o material será colhido por um laboratório terceirizado. Para o senhor ter uma ideia, é o contrário da ENDOSCOPIA. Lembra como foi? Sentiu algum desconforto ou dor?
-Não, doutor. Pra ser sincero não senti nada. Inclusive até dormi um pouco, antes e depois do mesmo. Agora, só não estou entendendo direito quando o senhor disse "o contrário da endoscopia", pode explicar melhor?
-Tudo bem. Vou tentar ser mais claro, mais objetivo. Na endoscopia, o médico introduz um aparelho através da boca do paciente, que faz a inspeção do estômago, para ser mais preciso. Já na COLONOSCOPIA, o aparelho é introduzido através do ânus...
- No ânus, doutor? Espera aí...
-Calma, há uma preparação com anestesia, quando o paciente não sentirá muita dor, apenas um pequeno desconforto, pois a situação é um tanto constrangedora, similiar ao exame de próstata. Por sinal, o senhor também já o fez, lembra?
-É, lembro e não gostei. Só que eu lhe pergunto: este tal exame que o senhor está querendo, será que é assim tão imprescindível, importante?
- É, seu João. O senhor já o fez alguma vez?
-Nunca e pra ser sincero, não gostaria de fazê-lo assim sem mais nem menos.
- Mas eu vou precisar dele e será pra amanhã. Portanto, hoje à noite virá um enfermeiro para lhe aplicar o medicamento, para prepará-lo para o referido exame. Pode ficar tranquilo: é apenas uma espécie de limpeza estomacal absoluta. Sendo assim, logo que acordar, irá permanecer em absoluto jejum até a hora do exame. Importante: nem água poderá tomar!
-Que maravilha! E o senhor ainda diz: "pode ficar tranquilo...", "nem água poderá tomar", "vou passar por uma limpeza estomacal" etc etc?
-Não é nem necessário dizer que este sacrifício é para o seu bem!
-Para o meu bem? Já pensou se não o fosse?
O tempo foi passando. E eu já começava a ficar apreensivo quanto aquele fatídico exame que iria ser submetido. Na hora da janta, quando me trouxeram a famigerada e intragável sopa, quase ao mesmo tempo, uma enfermeira com aquele "gentiliza" que é peculiar a quase todas elas e diz:
-"Ah, seu João, já vai jantar! (e caprichou na palavra "jantar") Que pena, depois eu volto para lhe dar o medicamento para prepará-lo para o exame de amanhã, o senhor está sabendo?
-Infelizmente, sim!
E realmente, não demorou muito, ela voltou com um líquido estranho, pedindo que o bebesse sem intervalo. Assim o fiz. Só que não demorou nada, o tal remédio fez um efeito tão rápido que não deu tempo nem da sopa fazer algum efeito no organismo debilitado. E agora é que ficaria mais ainda. Pois ela e algo mais que estavam no meu estômago foram para o ralo. A partir daí, fiquei mais tempo sentado na privada do que deitado na cama. Aquilo não foi mais uma lavagem, foi pior que um tsunami que invadiu o meu corpo. Ao amanhecer, creio que não teria mais nada no meu estômago.
O médico me garantiu que o tal exame seria feito no período matutino. Errou longe! Só que fiquei sabendo, através da enfermeira, que o pessoal do laboratório que vinha colher o material estava tendo dificuldade no trânsito caótico. Mas, segundo foi informado, até às 14 horas chegaria ao hospital. Pensei com os meus botões: "Se até neste horário eu conseguir sobreviver!"
Chegou a hora da visita: 16 horas! E nada de ninguém vir me pegar para o tal exame. Quando a minha esposa chegou eu, que sou calmo por natureza, estava transtornado de fome e bastante nervoso e impaciente. Ela não aguentou aquela situação e vou procurar alguém que tomasse uma atitude para resolver aquela situação. Só falavam que ninguém ali no hospital poderia fazer nada, pois era problema no trânsito, como sempre.
Finalmente às 18 horas um enfermeiro adentrou na enfermaria e me levou para o local do exame de colonoscopia.

Próxima postagem: A HORA DO TERROR
COLONOSCPIA : Segunda parte!

0 comentários: