quinta-feira, 3 de novembro de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

DISCRETO

Existem pessoas discretas, certo? É claro que existem, como também existem as indiscretas - chatíssimas. E as pessoas discretas possuem uma qualidade. Como se chama essa qualidade? Discreção? Não. Pessoas discretas, com "e", agem com discrição, com "i". É óbvio que isso também vale para indiscreto, com "e", da qual se faz "indiscrição", com "i". "Não seja indiscreto. Mantenha a discrição". E nada de confundir isso com "descrição", que é o ato de descrever.


DISTINGUIR


É bom tomar cuidado com "distinguir", "extinguir" e "adquirir". Apesar de muita gente pronunciar o "u" desses verbors, como em "linguiça" ou "pinguim", o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, não registra essa pronúncia.


DIZER


Como se deve dizer quando se quer que alguém leve um recado a outra pessoa: "Diz a ela que eu não aguento mais de saudade..." ou "Diga a ela que eu...?" Temos aí o emprego do verbo no modo imperativo (afirmativo). Nesse modo, a forma "diga", obtida do presente do subjuntivo, é da terceira pessoa do singular; por isso, em se tratando de língua padrão, é a que deve ser usada com "você", "senhhor", "senhora" ou outro pronome de tratamento.





Aprendemos o gênero (masculino/feminino) das palavras pelo uso, mas às vezes somos surpreendidos. "Dó", por exemplo: "o dó ou "a dó"? Se valer o dia a dia, é feminina: "Você não imagina a dó que eu senti". Porém essa palavrinha é masculina, em qualquer significado:"Senti um grande dó"; "Começou com um dó menor".


DOADOR


Qual é o plural de "doador universal"? Não se trata de palavra composta. Considerados isoladamente, os dois vocábulos mantêm sua significação e, portanto, não formam um composto. O que temos aqui é o substantivo "doador", modificado pelo adjetivo "universal". Como o adjetivo deve concordar com o substantivo, o plural da expressão é "doadores universais". Simples, não?


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portuguesa

Editor Gold Ltda

0 comentários: