quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

DOER

Um leitor quis saber como se grafa a terceira pessoa do singular do presente do indicativo de verbos como "doer" e "roer". Os verbos terminados em "oer" (que não são muitos, por sinal) apresentam a letra "i" na flexão mencionada e também na segunda pessoa do singular. Temos, então, estas grafias: "rói", "mói", "corrói". "remói", "róis" (de "tu róis as unhas", por exemplo) etc. Na terceira do plural, no entanto, emprega-se "e": "moem", "roem", "corroem", "doem" etc.


DUAS


Dizemos "dois dúzias de ovos"? Certamente não. O numeral (duas") concorda com "dúzias", palavra feminina e não com "ovos", masculina. Por isso dizemos "duas dúzias de ovos". Aplica-se exatamente o mesmo processo no que diz respeito a "milhão", palavra masculina: "um milhão de pessoas". Note que ninguém diria que o governo inglês gastou "duas milhões de libras". A concordância do numeral seria feita com "milhões" ("O governo inglês gastou dois milhões de libras"). Moral da história: "Dois milhões de pessoas participaram do ato", "O governo ainda não recebeu os dois milhões de doses da vacina", "O Ministério da Saúde pretende tratar dos dois milhões de mulheres que apresentam o sintoma".


DURAÇÃO


"O programa vai ao ar das 2h às 5h". Muita gente se confunde na hora de escrever expressões com as quais se indica a duração de determinado processo: o "as" recebe ou não o acento indicador de crase? Vamos lá: o que é "das"? É "de+as", certo? Se você diz "das 2h", é porque existe artigo ("as") antes do horário (2h). Se existe artigo para "2h", por que não haveria de existir para "5h"? Afinal, o que se quer dizer é "de tal hora a tal hora". As duas preposições "de" e "a" se fundem com o artigo "as", que antecede as indicações de horário. Anote, então: "das 2h às 5h".


DUZENTOS


O gênero de "duzentos" varia de acordo com o substantivo a que se refere. Até aí, nenum problema: "duzentos homens", "duzentas mulheres"; "duzentos reais", "duzentas libras"; "os duzentos homens"; "as duzentas mulheres". Os problemas coomeçam quando se empregam palavras como "mil" e "milhões". "Mil" é palavra neutra, o que significa que se diz "duzentos mil reais" e "duzentas mil libras"; "duzentos mil homens" e "duzentas mil mulheres. Como se vê, acaba-se fazendo a concordância com o substantivo que vem depois de "mil". "Milhão" é palavra masculina. Isso significa que se deveria dizer "duzentos milhões de mulheres" e não não "duzentas milhões de mulheres".


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portuguesa

Gold Editora Ltda

0 comentários: