quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

GLOSSÁRIO DE RELIGIÕES - III

IGREJA CATÓLICA


Maior religião cristã do mundo (900 milhões de adeptos). A Bíblia é composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento, escrito por discípulos de Jesus. Ela se desenvolve em torno de Roma. Reivindica o título de Católica (Universal) e o primado sobre outras sedes do cristianismo, cm base na primazia de Pedro sobre os outros apóstolos.
Os sacramentos pelos quais os fieis entram em comunhão com Deus são o batismo, eucaristia crisma, penitência, matrimônio, ordenação sacerdotal e unção dos enfermos. A Igreja não admite mulheres como sacerdotes. E para estes exige o celibato. O Concílio Vaticano 2º (1962-65) permitiu o uso de línguas locais em lugar do latim nos cultos.


IGREJA ORTODOXA


Ramificação do cristianismo que se desenvolveu em torno das sedes orientais dessa religião, chamadas de patriarcados (Jerusalém, Alexandria, Antioquia e Constantinopla). Mais tarde, são incorporados os patriarcados de Moscou, Bucareste e da Bulgária. Reúne cerca de 170 milhões de fieis no mundo.
Os sacramentos pelos quais os fieis entram em comunhão com Deus são os mesmo da Igreja Católica. Há uma grande diferença com relação aos sacerdotes. Pois aqui eles podem se casar antes da ordenação. Veneram-se ícones e relíquias dos santos, mas são proibidas imagens esculpidas, exceto o crucifixo. A liturgia inclui cânticos, mas instrumentos musicais são proibidos.


LUTERANA



Martinho Lutero nasceu em 1483 na Alemanha. Entrou para o mosteiro dos agostinianos em 1505 e, dois anos depois, é ordenado sacerdote. O ponto central de sua doutrina é a tese de que o homem se salva apenas pela fé e não pelas obras. Com base nisso, criticou a venda de indulgências pela Igreja. Em 1517, fixa as 95 teses contra as indulgências. É excomungado em 1521.
Lutero aboliu a missa particular, a confissão obrigatória, o jejum e o celibato clerical. Não aceita santos. Todos os batizados são considerados sacerdotes. A comunidade que escolhe seus pastores. Lutero traduziu a Bíblia para o alemão. O luteranismo usa o alemão ou línguas locais nos seus cultos.


(Fonte Jornal Folha de São Paulo 22/10/95)

xx.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

0 comentários: