sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O MENDIGO E O REI

Certa ocasião, um mendigo caminhava com um prato de arroz na mão. Era o seu almoço daquele dia. Passando do lado dele um cavalo muito bonito, enorme e sobre ele o rei dali da região. Sua Majestade olhou então para o mendigo e disse: “Meu caro mendigo, dê-me um pouco do seu arroz, por favor!”. Quando ele olhou e percebeu que era o Rei, um homem muito rico tinha dinheiro para comprar todas as comidas maravilhosas do mundo, pensou consigo mesmo: “Este é o meu almoço: um simples e modesto prato de arroz”. Mesmo assim, em seguida, ele pegou um grãozinho de arroz e entregou ao rei. Este tocou naquele pequeno grão de arroz, fechou-o dentro da mão do mendigo. Sem dizer nada, deu um toque no cavalo e seguiu o seu caminho. O mendigo não entendeu nada daquela atitude espontânea e sutil. Ao devolver o grão de arroz no seu prato levou então um grande susto. Naquele toque do rei aquele grãozinho de arroz tinha se transformado numa pepita de ouro. Afinal, ele era considerado um rei-santo. Poderia operar milagres ou algo parecido. O mendigo então ficou feliz, olhou e murmurou pra si mesmo: “Caramba, vai dar pra eu comer durante vários dias e saiu correndo para vender aquela pepita de ouro”. “Vai dar para eu comer durante várias semanas - repetia ele”.
No meio do caminho ele teve uma grande ideia: olhou para aquele prato cheio de arroz e logo virou a cabeça: “Espera um pouquinho: eu tô doido. Eu tô com o prato cheio de arroz. Cadê o Rei? Ora, ora, eu tô rico!”. E saiu correndo atrás do rei. Por fim, quando o alcançou, assim falou: “Majestade, pare, pare, pare!”. O Rei, diante de um pedido tão insistente parou o seu cavalo. O mendigo veio com tudo, esticou o prato de arroz e disse: “Majestade, senhor, tome mais do meu arroz, inclusive, senhor, tome todo o meu arroz!”. O Rei olhou bem para ele, empurrou o prato e disse: “Não, meu caro mendigo, você já recebeu tudo de bom grado aquilo que primeiro você colocou na vida de verdade, de bom coração!”.

Esta é a mensagem: NA VIDA, NÓS SÓ TIRAMOS AQUILO QUE BOTAMOS NELA. FAÇA POR MERECER. DÊ O MELHOR DE VOCÊ PARA MERECER O MELHOR. E O MUNDO ABRIRÁ PASSAGEM PARA VOCÊ!

(Autoria desconhecida)

0 comentários: