quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

CONCEPÇÕES DIVERSAS E ALEATÓRIAS - III -

* - Algumas pessoas são muito contraditórias. Chega ser muito difícil entendê-las. Por exemplo, se estão desempregadas vivem se lamentando da situação, a falta de dinheiro, as dívidas aumentando etc. Já quando estão empregadas, principalmente após passar o período da experiência usam desculpas esfarrapadas, subterfúgio para tentar justificar alguma falta ao trabalho que tanto sonhou, desejou. Dá para entender? Que paradoxo!


* - O homem - esse ser enigmático da Criação Divina - tem uma capacidade extraordinária para inúmeras realizações, invenções etc. Se se parar um pouco para pensar nas maravilhosas obras inventadas, construídas pelo ser humano, sem dúvida, aumentará a nossa vontade de encarar a vida com mais responsabilidade e otimismo. Apesar do outro lado da moeda não ser lá assim tão satisfatório, bonito, otimista. O importante mesmo é saber separar o joio do trigo e seguir em frente!.

* - Ausência de inveja, rancor, mentira deixa a pessoa bem mais perto de Deus. E para viver sempre com ELE basta ser útil ao próximo sem distinção. Assim sendo, terá toda a chance para viver feliz e em paz, o que, inegavelmente, é o desejo e sonho de todo ser humano, independente a raça e credo, obviamente!.

* - Amor - esse sentimento maior do ser humano - quando posto em prática com autenticidade impulsionará a pessoa sempre para o lado bom da vida, apesar de todos os contratempo, os quais serão facilmente contornados sempre com a ajuda do pensamento positivo. Afinal, esse sim, um ótimo lenitivo para a depressão, tristeza, desespero etc. Mas só o pensamento não resolve. É necessário ação, atitude, iniciativa, prática. Só teoria não resolve muita coisa.

* - Apesar de se saber que só costumamos dar valor àquilo que perdemos ou estamos prestes a perder - por exemplo, a saúde - de vez em quando se exagera um pouco em certas circunstâncias, com atitudes aparentemente normais; todavia, quando menos se espera, surgem consequencias desagradáveis. E, neste caso, não adiante culpar terceiros ou chorar o leite derramado. Plantou, colheu. É a lei da vida. Não tem como escapar.


* - Uma verdade é inquestionável: por mais que estejamos conscientes dos nossos atos e agimos com responsabilidade, sempre haverá alguém para nos criticar. Se se estiver errado, então se deve dar uma grande prova de hombridade e consciência, reconhecendo o erro, assumindo a falha e procurando corrigi-lo. Não agir assim é o mesmo que não reconhecer a condição de ser humano. Pois ninguém é infalível. Erra é humano, agora só não pode é exagerar. Afinal, quando se erra tanto que a borracha acaba primeiro do que o lápis, aí também já é lamentável...

* - A violência física, isto é, os assaltos, atropelamentos, guerras, estupros etc. Tudo isto está deixando esse mundo cada vez mais aterrorizante. As causas são diversas e as consequências funestas. Por outro lado há outro tipo grava de violência, que é o contrário dessa primeira. Estou me referindo ao silêncio, isto é, a omissão de quem sabe e pode ajudar com alguma palavra, opinião, orientação ou mesmo atitude e não o faz por puro comodismo, acomodação e por que não, egoísmo mesmo. Independente da classe social e tudo o mais.

João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: