quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

GLOSSÁRIO DE RELIGIÕES - II -

ESPIRITISMO

Surgiu em 1848, nos Estados Unidos. O ESPIRITISMO provém da revelação dos espíritos, que se manifestam por intermédio dos médiuns. Leão Hipólito Denizart Rivail, pseudônimo de ALAN KARDEC, codificou essas revelações. O ESPIRITISMO se divida entre os que aceitam e os que não aceitam a reencarnação.
Em geral, os rituais de manifestação dos espíritos são discretos. Não há um ritual de culto rígido. O ESPIRITISMO defende a existência de Deus, dos anjos (almas que chegaram ao grau máximo de perfeição) e dos demônios (almas imperfeitas). A umbanda é por vezes incluída no ESPIRITISMO.

CANDOMBLÉ


Religião de origem africana, trazida por escravos. Seus principais orixás (deuses) são Olorum, deus supremo, criador do céu (Obatalá) e da Terra (Odudua). Da união dessas duas divindades nascem as águas (Iemanjá) e a terra firme (Aganju). os quais, por sua vez, são os pais do ar (Orungã).
Os orixás expressam elementos da natureza e da vida humana, e por vezes estão associados a santos católicos. Os cultos são feitos nos terreiros e dirigidos por um babalorixá (pai-de-santo) ou ialorixá (mãe-de-santo). São feitas oferendas e consultas aos orixás por meio dos búzios jogados pelos sacerdotes.


UMBANDA

Assim como o CANDOMBLÉ, a UMBANDA também se origina da mistura de religiões africanas com elementos do catolicismo. Além das divindades do CAMDOMBLÉ (Os Orixás), ela cultura também os caboclos e pretos velhos espíritos dos antepassados que servem de guias ou conselheiros dos fiéis.
Os rituais semelhantes aos do CANDOMBLÉ, são realizados nos terreiros (ou tendas). A UMBANDA também assimilou elementos do espiritismo (umbanda de mesa e umbanda de salão). Os espíritos são evocados para realizar trabalhos a favor (magia branca ou umbanda) ou contra (magia negra, ou quimbanda) uma pessoa.


TESTEMUNHA DE JEOVÁ


Religião iniciada por Charles Taze Russel, nascido em 1852. Querendo converter um ateu, foi por ele convencido de que não existe inferno. Deixou de frequentar a Igreja, mas não de ler a Bíblia, pois esta “não ensina a existência do inferno”.
Joseph Franklin Rutherford organizou o movimento e lhe deu o nome “TESTEMUNHO DE JEOVÁ” em 1931. Acreditam que toda religião é invenção do diabo e que todo governo é do diabo e, portanto, carece de autoridade. Recusam-se a prestar o serviço militar.



ADVENTISTAS


Funda em 1849 por Wiliian Miller (1782-1849). Ele e seus seguidores esperavam o fim do mundo para 1844. Como isso não ocorreu, dividiram-se em diversos ramos. Um deles chamou-se ADVENTISTAS do SÉTIMO DIA, porque professavam que o sábado e não o domingo era o dia consagrado ao Senhor.
A observância do sábado é o principal dogma. Cristo está prestes a voltar e, por isso, é preciso salvar o maior número de pessoas. Pregam a saúde e condenam o fumo, o café e o chá. Não existe purgatório nem inferno. Os mortos dormem até a ressurreição. A Igreja Católica é considerada a Besta do Apocalipse e o papa é o Anticristo.



(Fonte: Jornal Folha de São Paulo 22/10/95)

1 comentários:

Anônimo disse...

ola vc poderia colocar no site sobre religioes nao literarias